DPE, Vice-governadoria e Cedima discutem a retomada da implantação do CIC

28/03/2011 #Administração
img

Foto:

 

O presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedima), Marcos Passinho, e a coordenadora do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra o Idoso (Ciapvi), Isabel Lopizic, da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) estiveram reunidos com o vice-governador Washington Luís para discutir a retomada da implantação do Centro Intergeracional de Convivência Comunitária e Cidadania (CIC), no Centro Social Urbano (CSU) da Cohab.

A intenção dos órgãos de defesa dos direitos dos idosos é que o Núcleo Estadual de Atenção à Pessoa Idoso (Neapi) funcione no CSU, reunindo todos os serviços e ações destinados aos maiores de 60 anos, como a Defensoria Pública, Delegacia, Promotoria de Justiça, entre outros. A ideia ganhou força depois que o governo estadual anunciou a realização de obras de revitalização no Centro da Cohab, que já estão em fase adiantada.       

“O espaço integrado de atendimento ao idoso é um sonho antigo. Quando soubemos da revitalização do CSU, sugerimos que o Núcleo funcionasse no local”, esclareceu Marcos Passinho.

Segundo Isabel Lopizic, que também é vice-presidente do Conselho do Idoso, a DPE já mantinha uma sala do Ciapvi na Cohab, cujo atendimento foi suspenso e deve ser retomado em breve. A intenção agora é fortalecer e ampliar as ações, alcançando os moradores dos municípios de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, na região metropolitana de São Luís, além de reforçar as ações na capital.

“Nós fomos muito bem recebidos pelo vice-governador, que mostrou bastante interesse em atender ao nosso pleito. Aproveitamos a oportunidade para tratar com ele sobre a aplicação de outras políticas públicas para os idosos”, informou ela.     

Importante passo já foi dado pela Defensoria com a celebração do convênio entre a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH) e a DPE/MA. Como parte do convênio, foi lançado edital para contratação de profissionais das áreas de assistência social, psicologia, terapia ocupacional e gerontologia. Eles trabalharão no desenvolvimento de seminários, palestras, feiras culturais, além da elaboração e distribuição de material informativo sobre direitos humanos, envelhecimento, violência e na realização de ações que promovam esclarecimento e erradicação da violência contra o idoso.    

O CIC está contemplado no Programa de Convivência Comunitária e Cidadania, que está sendo preparado pela Secretaria de Estado da Administração e Previdência Social (Seaps) e funcionará com o envolvimento de órgãos parceiros. O objetivo é desenvolver num espaço único políticas públicas direcionadas a cidadãos de todas as faixas etárias como forma de garantir seus diretos fundamentais e estimular a convivência comunitária.  

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON