Foto:
Nos primeiros dois meses de 2011 foram registradas 40 denúncias de crimes contra o idoso, 63% são de violência física. A informação foi repassada pela coordenadora do Disque Denúncia, Hellen Araújo, durante a primeira ação do projeto “Passeio Cidadão”, realizado pela Associação dos Amigos da Universidade da Terceira Idade (Aauni), nesta segunda-feira (28), na sede da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA).
Cerca de 50 idosos integrantes do projeto da Aauni e do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciapvi) estiveram na DPE para conhecer os serviços prestados pela Instituição e as formas de acesso aos mesmos.
Para o defensor geral do Estado, Aldy Mello Filho, a Defensoria Pública é uma casa de cidadania, e exerce papel fundamental na rede de proteção ao idoso no estado. “Temos um núcleo do idoso que é responsável por garantir efetividade aos direitos da pessoa idosa, buscando a reparação quando algum direito é violado tanto na via administrativa quanto na via judicial. Temos ainda o Ciapvi, que tem recebido notícias de violência contra o idoso e realizado ações de natureza preventiva e repressiva a atos de agressão, como um dos principais articuladores da rede de proteção aos direitos do idoso no estado”, informou Aldy Mello Filho.
Passeio Cidadão
O projeto desenvolvido pela Aauni pretende levar idosos egressos da Universidade da Terceira Idade (Uniti) a passeios por instituições, onde receberão orientações de como exercer sua cidadania. “O Passeio Cidadão é uma proposta para que os idosos conheçam seus direitos, por isso escolhemos a Defensoria para dar início aos nossos trabalhos. A instituição é uma referência em cidadania”, disse a diretora geral da Aauni, Socorro Ramos.
Durante o evento foram destacadas diversas formas de incluir o idoso no meio social, dentre elas o projeto “Atualidade”, também desenvolvido pela Aauni e que vai oferecer oficinas de música, hidroginástica e informática. “Precisamos desconstruir a ideia de que lugar de idoso é em casa, por isso estamos sensibilizando a população para que ela entenda que o idoso também faz parte da sociedade,” afirmou o presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedima), Marcos Passinho.
Atendimento
A defensora pública Isabel Cristina Araújo disse que o idoso deve procurar os serviços da Defensoria em situações de violência. “É importante frisar que a nossa atuação não é somente voltada para ações judiciais, também atuamos extrajudicialmente, onde oferecemos apoio, prevenção e acompanhamento ao idoso, por meio dos nossos núcleos de atendimento,” destacou.
Ao final do evento, a coordenadora do Disque Denúncia instruiu os presentes sobre os casos que devem ser denunciados e como proceder para efetuar a denúncia. Segundo ela, ano passado, a central totalizou cerca de 500 registros sobre violência contra o idoso, sendo este o 10° no ranking de denúncia.
Também estiveram presentes a defensora pública, titular do Núcleo do Idoso, da Saúde e da Pessoa com Deficiência, Isabel Cristina Araújo; a coordenadora do Ciapvi, Isabel Lopizic; do presidente do Cedima, Marcos Passinho; da diretora geral da Aauni, Socorro Ramos; e do professor da Ufma, Isidoro Cruz Neto.
Há 61 dias
Há 61 dias
Há 61 dias
Há 61 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?