Foto:
Foi realizada, nessa quarta (19), a entrega da Medalha Zilda Arns a 10 defensoras e defensores públicos, durante solenidade realizada na sede da Defensoria Pública do Estado, em São Luís. A homenagem marca a confirmação na carreira dos profissionais aprovados no estágio probatório da instituição.
Foram agraciados com a distinção as defensoras públicas Camila Bonfim, Frascismar Mappes, Giselle Paula, Lisly Borges, Lívia Macedo e Suzanne Lobo, bem como os defensores públicos Gil Henrique Faria, Uallasse Rocha, Túlio Garcia e Vinícius Brandão.
O defensor-geral Gabriel Furtado, a primeira subdefensora-geral Cristiane Marques e o segundo subdefensor Paulo Costa fizeram as entregas aos defensores públicos homenageados.
A Medalha Zilda Arns foi instituída por Meio da Resolução Nº 13, de 22 de outubro de 2013, pelo então defensor-geral Aldy Mello Filho, e foi disciplinada pela Resolução Nº 022 de 10 de julho de 2023, pelo atual defensor-geral Gabriel Furtado.
Reconhecimento – A medalha leva o nome da médica pediatra e sanitarista Zilda Arns, que faleceu em decorrência de terremoto em Porto Príncipe, em 2010, e uma das referências no combate à mortalidade infantil. Por causa do trabalho realizado pela Pastoral da Criança, fundada por ela em 1983, a médica foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz, em 2006.
De acordo com o defensor-geral Gabriel Furtado, a outorga vai além da confirmação da estabilidade na carreira. “Este é um reconhecimento ao trabalho dos nobres colegas, que têm feito a diferença em favor da população mais vulnerável do Estado, bem como na promoção e defesa dos direitos humanos”, afirmou.
Posse – A solenidade foi marcada ainda pela posse de cinco novos defensores e defensoras estaduais, que chegam para ocupar cargos que estava em vacância na instituição: Thaís Novais, Laynara Silveira, Anthony Rodrigues, Diego Ribeiro e Samuel Rodrigues.
Além dos familiares e servidores da instituição, a solenidade contou com a presença do procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau, o presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva, o presidente da Associação de Defensoras e Defensores Públicos (Adpema), o defensor público Cristiano Matos, e a ouvidora-geral Fabíola Diniz, dentre outras autoridades.
Há 60 dias
Há 60 dias
Há 60 dias
Há 60 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?