Foto:
A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), por meio do Núcleo de Execução Penal (NEP), encerrou mais uma etapa do projeto “Eu e Ela: Repensando o Gênero”, promovendo atividades com grupos reflexivos nas unidades prisionais de ressocialização São Luís 1 (UPSL 1) e São Luís 7 (UPSL 1), localizadas no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, e na UPR do Anil.
Neste ciclo, foram contemplados cerca de 45 homens privados de liberdade. Coordenado pela defensora pública Maiele Morais, o projeto busca sensibilizar os internos do sistema prisional quanto à violência de gênero e doméstica por meio de práticas psicopedagógicas, com apoio de recursos federais da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), vinculada ao Ministério da Justiça.
“O projeto é construído por várias mãos e todas são fundamentais, dentro de suas atribuições, compondo uma atuação que vai além da garantia de direitos ou dignidade penal. Provocamos dentre eles o sentido de respeito mútuo, da pacificação e harmonização familiar, e da cultura de paz social. Estamos cientes que ainda falta muito, mas estamos contribuindo para um sociedade melhor para todas e todos”, destacou Maiele Morais, agradecendo ao grupo de assistentes sociais, de assessores jurídicos e da equipe do Núcleo Psicossocial da DPE.
Presente no encerramento das atividades na UPSL 1, a secretaria Adjunta de Atendimento e Humanização Penitenciária, Kelly Carvalho, falou sobre a parceria com a Defensoria bem como a importância deste tipo de atividade extrajudicial no sistema penitenciário maranhense.
“Discutir pautas que abordam o respeito ao gênero, que propõem reflexões e mudança de concepção neste momento de reconstrução de caminhos. Portanto, esta parceria é muito produtiva e salutar, tendo em vista que estes cidadãos, um dia, sairão daqui e nada mais justo que saiam cientes de suas responsabilidades dentro do seio familiar e da sociedade”, disse a gestora estadual.
No fim de cada etapa e local, os detentos receberam um certificado que será encaminhado à Vara de Execução Penal para que seja adicionado ao programa de remição de pena de cada um, além de receberem uma lembrancinha preparada pelo NEP.
Há 60 dias
Há 60 dias
Há 60 dias
Há 60 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?