Defensoria Pública encerra em UPR’s mais um ciclo de projeto socioeducativo de combate à violência de gênero

23/06/2023 #Administração
img

Foto:

A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), por meio do Núcleo de Execução Penal (NEP), encerrou mais uma etapa do projeto “Eu e Ela: Repensando o Gênero”, promovendo atividades com grupos reflexivos nas unidades prisionais de ressocialização São Luís 1 (UPSL 1) e São Luís 7 (UPSL 1), localizadas no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, e na UPR do Anil.

Neste ciclo, foram contemplados cerca de 45 homens privados de liberdade. Coordenado pela defensora pública Maiele Morais, o projeto busca sensibilizar os internos do sistema prisional quanto à violência de gênero e doméstica por meio de práticas psicopedagógicas, com apoio de recursos federais da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), vinculada ao Ministério da Justiça.

“O projeto é construído por várias mãos e todas são fundamentais, dentro de suas atribuições, compondo uma atuação que vai além da garantia de direitos ou dignidade penal. Provocamos dentre eles o sentido de respeito mútuo, da pacificação e harmonização familiar, e da cultura de paz social. Estamos cientes que ainda falta muito, mas estamos contribuindo para um sociedade melhor para todas e todos”, destacou Maiele Morais, agradecendo ao grupo de assistentes sociais, de assessores jurídicos e da equipe do Núcleo Psicossocial da DPE.

Presente no encerramento das atividades na UPSL 1, a secretaria Adjunta de Atendimento e Humanização Penitenciária, Kelly Carvalho, falou sobre a parceria com a Defensoria bem como a importância deste tipo de atividade extrajudicial no sistema penitenciário maranhense.

“Discutir pautas que abordam o respeito ao gênero, que propõem reflexões e mudança de concepção neste momento de reconstrução de caminhos. Portanto, esta parceria é muito produtiva e salutar, tendo em vista que estes cidadãos, um dia, sairão daqui e nada mais justo que saiam cientes de suas responsabilidades dentro do seio familiar e da sociedade”, disse a gestora estadual.

No fim de cada etapa e local, os detentos receberam um certificado que será encaminhado à Vara de Execução Penal para que seja adicionado ao programa de remição de pena de cada um, além de receberem uma lembrancinha preparada pelo NEP.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON