Foto:
A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA), por meio do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (CIAPVI), realizou nesta quinta-feira (15) atividade da Campanha de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa.
Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, lembrado neste 15 de junho, a programação contou com palestra da geriatra Jacira Serra. Com o tema "Idadismo, etarismo e ageísmo: conhecer, prevenir, combater", a explanação levou a plateia a uma reflexão bem humorada e cheia de alertas a respeito da discriminação etária.
“Como tudo, na ciência e na medicina, a gente precisa conhecer e saber o que é. Saber as formas de prevenir e combater, porque dentro das violências contra a pessoa idosa, a pior que há é o preconceito. Precisamos ver o envelhecimento como algo natural e não algo a ser combatido, algo a ser negado ou escondido”, afirmou a geriatra.
O evento aconteceu no auditório do Centro de Referência Especializado de Atenção Integral a Saúde da Pessoa Idosa do Maranhão (CREAISPI), bairro Cohab, em São Luís, e contou também com apresentações culturais do Coral Sesc “Vozes de Sabedoria” e do “Boi Brilho do Sesc”.
Neste “Junho Violeta”, a DPE/MA chama a atenção para os estereótipos e a discriminação etária que são impostos com a chegada da maturidade e que causam uma série de prejuízos às pessoas com 60 anos ou mais. As atividades da Campanha de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa seguem até o fim do mês, com palestras, seminários e ações de sensibilização a respeito da temática.
“A campanha tem servido para discutir amplamente a questão da violência contra a população idosa. Tem possibilitado abrir espaços em escolas e igrejas para falar sobre o tema e para conscientizar a todos em prol da não-violência. Dados mostram o tanto que o envelhecimento é recheado de preconceito, por isso buscamos multiplicadores”, Isabel Lopizic.
Marcaram presença na mesa de abertura desta quinta-feira o defensor público do Núcleo de Defesa do Idoso, da Pessoa com Deficiência e da Saúde, Cosmo Sobral, a coordenadora do CIAPVI, Isabel Lopizic, o vereador Raimundo Penha, o promotor de justiça Alenilton Silva, o presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso do Maranhão (CEDIMA), Glecio Sandro Silva, o presidente da Associação Nacional de Gerontologia no Maranhão (ANG/MA), Rafael Abreu, a coordenadora do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), Déborah Jatahy, a coordenadora do Fórum das Entidades Maranhenses de Defesa e Proteção dos Direitos do Idoso (FEMADI), Adalgisa Drumond, e a coordenadora do CREAISPI, Arlete Abreu.
Também estiveram presentes no evento em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa a coordenadora do Núcleo Psicossocial da DPE/MA, Andreia Lauande, e a ouvidora-geral da DPE/MA, Fabíola Diniz.
A campanha de enfrentamento é uma parceria da DPE/MA, em parceria com Governo do Maranhão, Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedima) e órgãos que compõem a Rede Nacional de Defesa e Proteção da Pessoa Idosa (RENADI), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Maranhão.
Há 60 dias
Há 60 dias
Há 60 dias
Há 60 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?