Foto:
Foi dada a largada para a Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. No último sábado (12), a Defensoria Pública do Estado do Maranhão e o Sesi promoveram a gincana “Faça Bonito”, que levou centenas de estudantes a um dia de atividades e reflexões, na unidade do Sesi no bairro da Alemanha, em São Luís.
Até o dia 18 de maio, data que marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, a Defensoria realizará e apoiará ações, chamando a atenção para essa temática. O trabalho marca a nova fase da Campanha de Enfrentamento à Violência Sexual contra Criança e Adolescente, desenvolvida pela DPE/MA desde 2019.
A gincana “Faça Bonito” contará com atividades ao longo desta semana. No encerramento, dia 18 de maio, serão entregues os prêmios às equipes ganhadoras.
No sábado, a 1ª subdefensora-geral Cristiane Marques representou a DPE na abertura da programação. “Esse é um tema necessário e que deve ser discutido no ambiente escolar para que tantos os alunos quanto os professores estejam atentos para qualquer sinal de violência contra crianças e adolescentes. E, por isso, a Defensoria Pública preparou um dia de capacitação para os profissionais do Sesi”, destacou.
O evento contou, ainda, com a participação da coordenadora do Núcleo Psicossocial, Andreia Lauande, e da diretora de Segurança Institucional da DPE/MA, coronel Augusta Andrade.
Além da abertura da gincana, foi realizada capacitação voltada aos professores, para que eles estejam preparados para identificar possíveis casos de abuso. A atividade foi conduzida pela equipe do Núcleo Psicossocial da Defensoria Pública, que orientou os profissionais sobre o acolhimento e as providências que devem ser adotadas diante de algum tipo de situação.
A gincana contou com a participação de 12 turmas da escola e as provas foram conduzidas pela Equipe de Robótica “Falcons”. Foram desenvolvidas diversas atividades que abordaram a conscientização sobre o tema.
18 DE MAIO – DIA NACIONAL DE COMBATE À EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
A data foi escolhida devido à morte lamentável de Araceli, uma menina de 8 anos que foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Apesar da natureza hedionda, o crime permanece impune até hoje. A data foi instituída por Lei Federal e tem o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira para o compromisso de proteger as crianças e adolescentes.
Há 60 dias
Há 60 dias
Há 60 dias
Há 60 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?