Defensora do Núcleo de Execução Penal entrega itens artesanais da Cooperativa Cuxá ao presidente do TJMA

26/01/2023 #Administração
img

Foto:

Itens artesanais produzidos por reeducandas da Unidade Prisional de Ressocialização Feminina (UPFEM) foram entregues na última terça-feira (24) para o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Paulo Velten, pela defensora pública Suzana Camillo, pela juíza Mirella Freitas, da Comarca de Itapecuru-Mirim, e pela conselheira da Cooperativa Cuxá, Patrícia Maranhão.

Os bordados fabricados pelas internas serão utilizados durante o espetáculo “Marrom - O musical”, que é dirigido por Miguel Falabella. Na oportunidade, o desembargador foi convidado para a estreia do musical, que homenageia a cantora maranhense Alcione. 

A Cooperativa Cuxá é a primeira iniciativa social reconhecida por Lei, que funciona dentro da UPFEM. Mais do que ensinar bordados e costuras, a unidade produtiva é uma parceria entre o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, com a Defensoria Pública do Estado do Maranhão, Ministério Público do Maranhão, Tribunal de Justiça e Humanitas 360. A iniciativa tem propiciado chances inéditas de recomeço para mulheres que achavam que a sentença era um ponto final, elas agora tem vírgulas para começarem do zero outras jornadas.

Durante a reunião no TJMA, a defensora pública Suzana Camillo, a juíza e a conselheira apresentaram um projeto para a elaboração de uma nova cooperativa, em parceria com o poder público e a iniciativa privada. A intenção é produzir absorventes biodegradáveis e recicláveis para mulheres em situação de vulnerabilidade social fora das unidades prisionais, entre elas vítimas de violência doméstica, egressas do sistema prisional e refugiadas.

O desembargador também foi presenteado com um exemplar do livro “Luiza Helena: Mulher do Brasil”, biografia da empresária Luiza Trajano. 

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON