DPE e MP discutem melhorias para idosos durante visita ao Solar do Outono

08/04/2011 #Administração
img

Foto:

 

Representantes da Defensoria Pública do Estado (DPE) e do Ministério Público visitaram, nesta sexta-feira (8), o Solar do Outono, instituição de longa permanência para idosos mantida pelo governo estadual, localizado na Cohab. Durante o encontro, o novo diretor da Casa, o gerontólogo Marcos Passinho, solicitou o apoio das duas instituições para a solução de problemas enfrentados pela administração na busca de um espaço digno de convivência para os idosos.

Estiveram no Solar do Outono, a defensora pública Isabel Cristina Sousa, titular do Núcleo de Defesa dos Direitos do Idoso, da Pessoa com Deficiência e da Saúde da DPE, Isabel Lopizic, coordenadora do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra o Idoso (Ciapvi) e vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos dos Idosos (Cedima), e o promotor de Justiça do Idoso, Paulo Roberto Ramos.

Marcos Passinho, que responde também pela presidência do Cedima, expôs as dificuldades encontradas por ele ao assumir a administração há cerca de um mês. A principal delas refere-se ao quadro de pessoal. Segundo ele, para cuidar dos 28 idosos que hoje vivem no Solar, há apenas 29 servidores efetivos do Estado. Até dezembro do ano passado, o Solar contava com cerca de 50 profissionais - psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais – terceirizados pelo Estado.

“Infelizmente, esse contrato com o Estado foi encerrado e então ficamos sem o apoio desses profissionais”, destacou ele.

Também foi discutida a possibilidade de transferência da Casa de Passagem para outro endereço. Hoje, a instituição funciona em um prédio anexo do Solar; encaminhamento de casos de idosos do interior para a capital, entre outras questões relacionadas à política de atenção ao idoso. “Essa reunião foi muito importante para buscarmos, juntos, melhorias para esta Casa, garantindo as condições adequadas de moradia para os idosos”, destacou a defensora Isabel Cristina.

Ao final da reunião, o grupo percorreu as instalações do Solar, que já sofreu algumas mudanças com vistas a assegurar mais conforto aos asilados. Eles conversaram com idosos, ouvindo as reivindicações de cada um. A Casa de Passagem também foi alvo da visita.

“Já é possível perceber as intervenções feitas pela atual diretoria para a melhoria de qualidade de vida dos idosos. E aqui oferecemos todo o nosso apoio para lutarmos por mais melhorias para o Solar do Outono”, afirmou Isabel Lopizic, coordenadora do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra o Idoso (Ciapvi).     

                 

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON