Foto:
Uma comissão de defensores da Associação Piauiense dos Defensores Públicos (Apidep) esteve em São Luís para colher informações e compartilhar experiências acerca da autonomia da Defensoria Pública maranhense, hoje referência em todo o país.
A “Comissão de Estudo e Implantação Administrativa da Autonomia Institucional”, constituída pelo presidente da Apidep, Arilson Pereira Malaquias, e pelos defensores Igo Castelo Branco de Sampaio, Viviane Pinheiro Pires Setúbal e Wendel Damasceno Sousa foi recebida pelo defensor geral do Estado, Aldy Mello Filho. O objetivo é obter dados que possam subsidiar a implementação da autonomia da DPE do Piauí.
O defensor geral disse que a conquista da autonomia ocorreu pela via judicial e foi definitivamente consolidada através de uma emenda à Constituição do Estado, promulgada no ano de 2009. “Verifica-se a partir da autonomia um crescimento quanti-qualitativo da atuação desenvolvida pela Defensoria do Maranhão. Com a possibilidade de definir metas e estratégias de ação, estamos ampliando o atendimento da Defensoria na capital e no interior. E embora o déficit de defensores no Estado seja alto e ainda pequeno o número de comarcas atendidas, graças à autonomia, iniciamos o serviço de plantão nos finais de semana e temos procurado diminuir o tempo de espera por atendimento”, explica Aldy Mello.
O presidente da Apidep, Arilson Malaquias, destacou a forma calorosa e prestativa como foi recebido no Maranhão. “Estamos extremamente satisfeitos com as informações que foram conosco compartilhadas. O Dr. Aldy foi extremamente atencioso com a nossa instituição nos fornecendo todas as informações que dispunha, inclusive as relativas às questões de política interna institucional, o que demonstra seu compromisso com o engrandecimento da Defensoria como um todo, bem como a compreensão da importância do movimento associativo nesse processo”.
Há 61 dias
Há 61 dias
Há 61 dias
Há 61 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?