Defensor geral se reúne com presidente do Cedima para definir atuação conjunta em defesa do idoso

18/01/2011 #Administração
img

Foto:

O defensor geral do estado, Aldy Mello de Araújo Filho, reuniu-se com o presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedima), Antônio Marcos Passinho e com a coordenadora do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Pessoa Idosa (Ciapvi), órgão da DPE/MA, Isabel Lopizic, para definir as bases da ampliação dos serviços oferecidos pela Defensoria Pública no combate e prevenção à violência contra o idoso no Estado.

Durante a reunião foi discutida a reativação do Núcleo Estadual de Atenção à Pessoa Idosa (Neapi), que integra o Centro de Intergeracionalidade Comunitária (CIC), localizado na Cohab. O objetivo é atender a idosos vítimas de violência dos municípios de São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar, além de reforçar as ações na capital. A ampliação do atendimento ao idoso se deve ao novo convênio firmado entre a DPE e a Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República (Sedh). 

O trabalho será desenvolvido por uma equipe multidisciplinar composta por defensores, psicólogo, assistentes sociais, terapeuta ocupacional, gerontólogo e estagiários. Dentre os serviços que serão oferecidos estão cursos, seminários, palestras, feiras culturais, além da elaboração de cartilhas informativas sobre os direitos previstos no Estatuto do Idoso.

Outro ponto discutido na reunião foi a criação do Espaço da Cidadania, que será localizado na sede da Instituição, com a oferta de atividades desportivas aos idosos, acompanhados pelo Ciapvi, dentre elas alongamento, hidroginástica e eventos de natureza cultural, através de oficinas, palestras e dinâmicas de grupo. “A Defensoria é um espaço do cidadão e a população deve participar de suas ações”, disse Isabel Lopizic.

Para o defensor geral, dentre as políticas institucionais prioritárias a serem desenvolvidas pela Defensoria Pública em 2011 está a atenção especial ao segmento idoso do Estado, “especialmente àqueles que sofrem algum tipo de agressão física, psicológica ou mesmo abuso financeiro, dado ser alarmante os casos de violência praticados contra essas pessoas no Maranhão nos últimos meses, inclusive com ampla repercussão na mídia nacional”. E acrescentou: “À DPE, como agente político de transformação, cabe a defesa judicial e extrajudicial dessas pessoas, além do desenvolvimento de ações de natureza educativa voltadas a garantir dignidade ao idoso, enquanto sujeito de direitos e grupo social e politicamente organizado, merecedor de atenção especial por parte dos poderes e instituições públicas”.

Congratulações – Ao final do encontro, Marcos Passinho parabenizou Aldy Mello Filho pela atuação da DPE em defesa dos idosos do Estado, e sugeriu que a Instituição integre a Coordenação Estadual da Política do Idoso, da Secretaria de Estado dos Diretos Humanos e Cidadania, que irá redefinir o Pacto de Gestão pelo Envelhecimento Digno e Saudável, em vigor no Maranhão. 

 

 

 

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON