Defensoria e OAB/MA levam assistência a famílias desabrigadas na comunidade Sitinho

01/12/2010 #Administração
img

Foto:

Acompanhada de advogados da Comissão de Direitos Humanos da OAB/MA, a Defensoria Pública do Estado realizou semana passada, por intermédio do Núcleo Psicossocial, uma visita técnica à comunidade de Sitinho, localizada na área de influência da Vila Maranhão, que teve suas casas destruídas por suposto proprietário.

No local, os técnicos da Defensoria Pública e representantes da comissão da OAB/MA foram informados de que no último dia 25 de novembro, um homem, que se dizia dono do terreno onde residiam as 21 famílias, se apresentou aos moradores tendo em mãos documento de reintegração de posse da referida área.

Acompanhado de um oficial de Justiça, da Polícia Militar e de um tratorista, o suposto proprietário autorizou o início da derrubada das casas de alvenaria erguidas dentro da área. Do total, apenas três residências não foram completamente derrubadas. Segundo informações das famílias, o terreno antes da ocupação era um imenso matagal, que servia de “abrigo” para marginais.

A equipe do Núcleo Psicossocial da DPE/MA também apurou que os moradores já faziam uso do terreno há  seis anos. Dentre os desabrigados encontram-se idosos, crianças e gestantes. Na noite do ocorrido, os moradores foram acolhidos por vizinhos e amigos. O que sobrou dos móveis foi guardado em uma igreja evangélica próxima à comunidade.

Emergência – Em articulação com Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), a Defensoria viabilizou o atendimento emergencial das famílias, através da disponibilização de cestas básicas, bem como a visita do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), para providenciar o aluguel social, enquanto a situação das famílias não é definida.

 

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON