Foto:
A Defensoria Pública do Maranhão conseguiu, por meio de ação na 2ª Vara Cível da capital, garantir o fornecimento de alimentação, medicação e insumos necessários à Carolina da Silva Machado, que possui deficiência intelectual. A ação assegurou ainda à paciente, assistência médica realizada preferencialmente por uma equipe do Programa Saúde na Família (PSF), devido à dificuldade de locomoção de Carolina.
O juiz responsável pela Vara, Carlos Henrique Rodrigues Veloso, concedeu antecipação de tutela, acatando os pedidos realizados pela Defensoria Pública, garantindo a totalidade do tratamento necessário à requerente. O defensor público, autor da ação e responsável pelo Núcleo de Defesa do Idoso, da Pessoa com Deficiência e da Saúde, Fábio Magalhães Pinto, explicou que Carolina apresenta quadro clínico complexo, daí a necessidade urgente do auxílio do Estado para a sobrevivência da jovem.
A mãe de Carolina, Maria Floriza da Silva, informou que a filha estava passando por um avançado quadro de desnutrição, pelo fato da família não dispor de recursos financeiros para comprar alimento e medicação especial que necessita.
Atendimento - Em funcionamento desde 2008, o Núcleo tem registrado um crescente aumento na demanda. Só entre os meses de janeiro e agosto de 2010, conforme relatório da Corregedoria Geral da Instituição, o núcleo especializado já ajuizou um total de 126 ações, além de ter interposto 23 recursos e expedido vários ofícios para órgãos administrativos estaduais e municipais. “Esse aumento da demanda se deve à consolidação da atuação da Defensoria Pública junto ao Sistema Judiciário do Estado”, comenta, acrescentando que a divulgação positiva dos serviços feita pelos próprios assistidos também tem gerado uma grande procura pelos serviços da Defensoria.
Há 60 dias
Há 60 dias
Há 60 dias
Há 60 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?