Por Ramiro Azevedo/Jornalista DRT-52
A Defensoria Pública do Estado do Maranhão comemorou, condignamente, o 19 de Maio, Dia Nacional da Defensoria Pública, tendo como magno evento a inauguração da biblioteca dessa instituição, cujo patrono é eminente jurista e presidente da OAB, seção maranhense, Dr. José Caldas Góis, meu distinto conhecido de longos anos. Foi uma manhã altamente elitizada, intelectual e profissionalmente, marcada pela presença de membros das Ciências Jurídicas, principalmente.
Revi o antigo sobradão, na Praia Grande, outrora casa comercial, um tanto precária, de propriedade do merceeiro sírio-libanês Mamoud Chaim. Que mudança! De lanchonete-café a importante órgão de defesa da cidadania dos pobres e pauperizados!
A direção dos trabalhos foi brilhante. A Dra. Ana Flávia Melo e Vidigal Sampaio e o presidente da Associação Maranhense dos Defensores Públicos, Dr. Adriano Campos (meu colega docente no UniCEUMA) disseram das honrosas em homenagear o Dr. José Caldas Góis, inaugurando a biblioteca que leva seu nome. A atuação profissional deste jurista, à frente da OAB e como amigo da Defensoria Pública, justificaram plenamente o evento do dia 19 de Maio.
Tive a honra de merecer o convite para assistir à cerimônia e lá estive presente, para minha alegria. Ademais, presenciar e admirar o velho casarão, outrora lanchonete-café, transformado em moderno, confortável e competente órgão da efetividade da justiça (em 2008 ocorreram 89.600 atendimentos advocatícios à comunidade), direcionada aos pobres, foi altamente gratificante.
Parabéns à Defensoria Pública do Maranhão e seus dirigentes assim como a amigo Dr. José Caldas Góis, patrono de útil e competente biblioteca.
O Portal do(a) Defensoria Pública Estadual do Maranhão utiliza cookies para melhorar a sua experiência,
de acordo com a nossa Política de Privacidade,
ao continuar navegando, você concorda com estas condições.