Levantamento realizado pela Corregedoria-geral da Defensoria Pública do Estado apontou que, este ano, durante realização da Semana da Conciliação, oitenta e dois por cento das audiências realizadas na área de família, na Comarca do município de Paço do Lumiar, foram acompanhadas pelo núcleo de atendimento da Instituição.
Das oitenta e duas audiências realizadas, sessenta e sete tiveram o acompanhamento da defensora pública e coordenadora do núcleo, Mariana Nunes Parente, que estima ter havido acordo em aproximadamente setenta por cento dos casos, principalmente em ações de alimentos e divórcios.
Segundo o corregedor-geral da Defensoria, Alberto Tavares, os números da participação da Instituição no evento não surpreendem, pois a população pobre tem sede de Justiça e a Defensoria representa a porta de acesso para pelo menos oitenta por cento do povo maranhense.
A Semana da Conciliação foi promovida pelo Conselho Nacional de Justiça CNJ, objetivando resolver, através da via consensual, processos no âmbito das Justiças Estaduais, Federal e do Trabalho. Segundo o CNJ, em 2006, foram fechados acordos em 55% dos processos.
Restrições Alberto Tavares também esclareceu que, apesar das estatísticas, é preciso fortalecer o Núcleo de Atendimento daquela Comarca, pois, assim como nos demais municípios onde a Instituição atua, e, diante da grande demanda; da impossibilidade dos defensores fazerem frente a esta, restringiu-se o atendimento a algumas questões, comprometendo a prestação dos serviços em outras áreas.
Há 57 dias
Há 57 dias
Há 57 dias
Há 57 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?