Foto:
Na manhã da última terça-feira (26), a Câmara de Vereadores de Imperatriz sediou uma audiência pública realizada pela Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Maranhão (ADPEMA), em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA). O encontro reuniu catadoras e catadores de materiais recicláveis do município, autoridades e representantes do sistema de Justiça para discutir os desafios da categoria e fortalecer o reconhecimento do seu papel para a sustentabilidade ambiental.
A atividade integra o lançamento, no Maranhão, da campanha nacional “Justiça Climática é Justiça Social”, idealizada pela Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP).
O presidente da ADPEMA, defensor público Thiago Amin, destacou a relevância do diálogo direto com os trabalhadores.
“Os catadores são protagonistas no processo de reciclagem e na preservação do meio ambiente. Nosso papel é garantir que eles tenham condições dignas de trabalho e o reconhecimento que merecem”, afirmou.
A defensora pública Ana Heloiza de Aquino e Souza, reforçou a necessidade de unir esforços para avançar em políticas públicas voltadas ao setor.
“A audiência é um espaço para ouvir quem vivencia diariamente os desafios dessa atividade. É ouvindo os catadores que podemos construir soluções mais justas, que assegurem direitos e valorizem a contribuição deles para uma sociedade sustentável”, destacou.
Os catadores presentes também compartilharam suas realidades e expectativas. José Carlos, integrante da ASCAMARI - Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz, ressaltou a importância da audiência pública.
“A gente trabalha muito, mas muitas vezes não tem estrutura, nem reconhecimento. Hoje, sentimos que nossa voz foi ouvida e esperamos que daqui saiam caminhos para melhorar a nossa vida e o nosso trabalho”, disse.
Há 54 dias
Há 54 dias
Há 54 dias
Há 54 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?