Foto:
A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), por meio do Núcleo Regional de Barra do Corda, realizou, na última quarta-feira (21), inspeção na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), naquela comarca. O objetivo foi verificar as condições de atendimento diante do crescente número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Maranhão, que tem afetado principalmente crianças, bebês e idosos.
Durante a visita, a equipe da Defensoria foi recebida pela diretora da UPA, Ana Thaynara de Melo Queiroz, que forneceu informações detalhadas sobre o funcionamento da unidade. Foram abordados temas como a equipe de profissionais, o revezamento de médicos, a demanda diária de atendimentos, o estoque de medicamentos e outros aspectos estruturais.
A diretora explicou que a UPA segue o protocolo padrão para triagem e que a unidade realiza exames de imagem, como Raio-X e tomografia computadorizada. A UPA de Barra do Corda conta com alas de internação que somam sete leitos na pediatria, 18 na ala amarela, cinco na ala vermelha e um leito de isolamento também na ala vermelha.
O defensor público Gustavo Torquato ressaltou a importância da visita e a receptividade da equipe da UPA. "Vejo com entusiasmo a receptividade da equipe da UPA conosco, todos os questionamentos foram prontamente respondidos com dados técnicos, além do que nos oportunizaram o acesso às alas de atendimento da unidade", afirmou.
Após dar entrada com o documento, a DPE requisitou informações e providências de autoridades públicas para garantir o bom funcionamento dos direitos individuais e coletivos, encaminhando ofícios urgentes ao Município e ao Estado. O pedido reforça a necessidade de uma equipe de saúde que possa suprir as necessidades de atendimento na UPA de Barra do Corda ou em outras unidades de saúde do município, especialmente neste período crítico de aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave.
Há 54 dias
Há 54 dias
Há 54 dias
Há 54 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?