Foto:
Com o objetivo de empoderar mulheres em situação de vulnerabilidade, garantindo direitos e oportunizando capacitação e autocuidado, a Defensoria Pública do Maranhão (DPE/MA) iniciou mais um ciclo de atividades do projeto “Te Alui, Mulher”, desta vez no município de São José de Ribamar.
Na primeira etapa, a 1ª subdefensora-geral Cristiane Marques reuniu-se com integrantes da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher para apresentar o projeto, bem como alinhar estratégias de otimização e aprimoramento de medidas que combatam a violência doméstica, dentre elas o sistema de denúncias “Defensoria Protetiva”, no site da DPE, que acolhe demandas de mulheres vulnerabilizadas.
“A nossa intenção é reunir atores diretamente ligados à defesa da mulher em São José de Ribamar, estimulando-os a agirem em rede, fortalecendo laços com a Defensoria do município, para que esse mal que ainda aflige nossa sociedade seja combatido com planejamento, foco e efetividade”, afirmou Cristiane Marques.
Durante a reunião, a defensora pública Cláudia Isabele Damouns destacou a importância da rede no combate deste tipo de violência. “Todas que participaram deste momento têm seu grau de importância no sentido de contribuir para o combate da violência contra a mulher. A Defensoria de São José de Ribamar está aberta para ser uma dessas lideranças nessa batalha diária”, concluiu.
À tarde, Cristiane Marques se encontrou com mulheres em situação de vulnerabilidade, para ministrar palestra e participar do curso de fabricação de biscoitos, atividade que visa oportunizar renda familiar para as participantes. “Um dos principais problemas destas mulheres é a dependência financeira. Nossa intenção é que elas se sintam autossuficientes e possam seguir sua vida com dignidade”, explicou a coordenadora do Núcleo Psicossocial da DPE, a assistente social Andréia Lauande.
Ação – Além das palestras, cursos e oficinas, a Defensoria Pública do Estado, por meio do Núcleo Regional de São José de Ribamar, realizará ação cidadã, na sexta-feira, a partir as 8h, no Cras Sarney Filho. No local, em parceria interinstitucional, serão disponibilizados dezenas de serviços, dentre eles o atendimento e orientação jurídica e acolhimento psicossocial; serviços de saúde; cadastro e inclusão em benefícios sociais; atividades de embelezamento; dentre outros.
Há 56 dias
Há 56 dias
Há 56 dias
Há 56 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?