A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) marcou presença na segunda edição do seminário “Mais Mulheres na Política”, sediado pela Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), nesta segunda-feira (3), em São Luís. O evento, que teve como ponto alto a palestra magna da presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, contou com a participação do defensor público Bruno Antonio Barros Santos, titular do Núcleo de Defesa da Mulher da DPE/MA, que compôs a mesa de honra.
O seminário, articulado pela bancada feminina do Congresso Nacional e organizado pela ‘Frente Maranhense Mais Mulheres na Política’ reuniu diversas autoridades e lideranças, incluindo a presidente da Alema, deputada Iracema Vale, o governador Carlos Brandão, deputados, e representantes de movimentos feministas e do Executivo e Legislativo municipais. As discussões do evento tiveram como foco a urgência de fortalecer o debate sobre a ampliação da participação feminina nos espaços de poder e o combate à violência política de gênero, temas centrais para a atuação da DPE/MA.
O defensor público Bruno Antonio Barros Santos reforçou a importância da Defensoria em garantir o acesso à justiça para mulheres que buscam voz e representatividade. "A participação da Defensoria Pública em um evento dessa magnitude reforça nosso compromisso com a pauta de gênero. É fundamental debater não apenas a ocupação de espaços de poder pelas mulheres, mas também assegurar que esses espaços sejam seguros e livres de violência política. A DPE/MA está na linha de frente para defender a democracia e os direitos femininos", afirmou o defensor público.
Durante o seminário, a presidente da Alema, Iracema Vale, enfatizou a visão única que a mulher traz para a gestão pública. “A política é um espaço que todas nós temos o direito de ocupar e devemos fazê-lo, porque quando a mulher entra para a política ela traz um olhar diferente para as causas, principalmente daqueles que mais precisam”, disse a deputada.
O governador Carlos Brandão também se manifestou como defensor da causa, reconhecendo que, apesar dos avanços, o caminho para a equidade é longo. “Eu sou defensor e entusiasta dessa causa. As mulheres, infelizmente, ainda ocupam pouco espaço. Portanto, a gente tem que incentivar essa participação”, destacou.
O momento mais esperado foi a palestra da ministra Cármen Lúcia, que abordou o tema “Vozes Femininas pela Democracia”. Em seu discurso, a magistrada lamentou a sub-representação feminina no cenário político brasileiro, apesar de as mulheres serem a maioria da população. “Nós somos uma população com quase 53% de mulheres. No entanto, somos um dos povos mais mal representados em termos de número de parlamentares, no Congresso, nas Assembleias Legislativas e nas Câmaras Municipais”, alertou Cármen Lúcia.
A ministra reforçou, ainda, o valor da união e da persistência na luta por uma sociedade mais justa. “A luta de cada uma é um testemunho permanente que nos faz aprender a cada dia mais sobre o que precisamos fazer para estarmos juntas e, com toda a sociedade brasileira, construir um Brasil muito melhor para todas as pessoas. Nós queremos um Brasil mais humano para todos nós”.
Há 49 dias
Há 49 dias
Há 49 dias
Há 52 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?