Foto:
A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) celebrou convênio com a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (Sedh) para ampliar as ações do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (Ciapvi) à região metropolitana, com a implementação dos serviços de assistência psicossocial e jurídica a idosos e seus familiares.
Este ano, por meio do projeto viabilizado pelo governo federal, o atendimento do Ciapvi, órgão da DPE/MA, será levado a idosos vítimas de violência dos municípios de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, além de reforçar as ações na capital. “É objetivo também do projeto estimular a capacitação de lideranças comunitárias, gestores, idosos e seus familiares, instituições de ensino superior, organizações governamentais e não-governamentais e comunidade em geral na perspectiva de desenvolverem ações de respeito ao idoso e disseminar a cultura da denúncia”, afirmou o defensor geral, Aldy Mello de Araújo Filho.
Dentre os serviços que serão oferecidos estão cursos, seminários, palestras, feiras culturais, além da elaboração e distribuição de material informativo sobre direitos humanos, envelhecimento, violência e realização de ações que promovam esclarecimento e erradicação da violência contra o idoso. Para isso, haverá contratação de psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, gerontólogo e estagiários, assim como a implementação de melhorias nas condições operacionais de trabalho.
Segundo estudiosos, até 2025 o Brasil terá aproximadamente 30.9 milhões de pessoas com mais de 60 anos. Segundo dados do IBGE 2005, o Maranhão possui 600.000 pessoas idosas, o que exige do poder público e da sociedade ações que valorizem a experiência de vida da pessoa idosa.
Reconhecimento - Incorporado à Defensoria em 2006, o Ciapvi é hoje reconhecido pela Presidência da República como uma das unidades mais bem preparadas e atuantes do país e já beneficiou cerca de 19.364 pessoas em todo Estado, com atendimentos nas áreas social, psicológica e jurídica. Também faz parte da Rede de Apoio e Defesa no Maranhão, onde é um dos principais articuladores. O resultado deste índice aponta a violência doméstica como a mais comum entre os casos atendidos.
Para a coordenadora do Ciapvi, Isabel Lopizic, a ampliação do atendimento é fundamental para o melhor atendimento ao idoso e conscientização da sociedade. “Nossa intenção também é trabalhar a intergeracionalidade mostrando às pessoas que a idade não tira a condição do homem, e, para isso, são necessárias palestras, seminários e ações onde o tema seja bastante enfatizado e o convívio seja melhor”, disse Isabel.
Há 61 dias
Há 61 dias
Há 61 dias
Há 61 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?