São Luís sediará Mostra de Cinema e Direitos Humanos

21/10/2010 #Administração
img

Foto:

São Luís está incluída no roteiro da 5º Mostra “Cinema e Direitos Humanos na América do Sul”. A capital maranhense vai integrar um total de 20 cidades brasileiras que receberão o evento, iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR). Em reunião na manhã desta quarta-feira, 20, na sede da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Cidadania (Sedihc), o assessor federativo do SDH/PR, Wellington Pantaleão, fez uma apresentação da Mostra e debateu, junto aos parceiros, as diretrizes para a realização do evento em solo maranhense.

Participaram da reunião na Sedihc representantes de entidades que serão parceiras da iniciativa, como Aldy Mello Filho, da Defensoria Pública do Maranhão, Luis Pedrosa e Carlos Cintra, da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos, William Romão, da Secretaria de Estado de Segurança Pública, Jerônimo Ferreira, do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, e Mateus Neto, do Fórum Permanente de Direitos Humanos da Sedihc.

A 5º Mostra “Cinema e Direitos Humanos na América do Sul” acontece no período de 8 de novembro a 15 de dezembro de 2010 em 20 capitais brasileiras – Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Maceió, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo e Teresina. Em São Luís, a 5º Mostra “Cinema e Direitos Humanos na América do Sul” acontece entre os dias 29 de novembro e 05 de dezembro. Os filmes serão exibidos no Cine Praia Grande. Cerca de 40 películas farão parte da programação do evento, que inclui longa, média e curta-metragem.

Para o secretário da Sedihc, Sergio Tamer, essa é uma oportunidade especial que o Maranhão está tendo, devido a grande qualidade dos filmes que serão exibidos. “Essa é uma iniciativa que contempla os mais diversos aspectos dos direitos humanos. A forte parceria entre a Sedihc e a SDH/PR fez com que São Luís fosse privilegiada com essa Mostra”, ressaltou Tamer. Wellington Pantaleão explicou que a Mostra é uma iniciativa inspirada para comemorar a cada ano o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos. “Essa ação é importante porque aproxima o público das temáticas que envolvem os direitos humanos por meio de uma pauta positiva, que é o cinema”, destacou.

Ele ressaltou também que o evento é dedicado a obras que abordam questões referentes produzidas recentemente nos países sul-americanos. Em suas quatro primeiras edições, a Mostra “Cinema e Direitos Humanos na América do Sul” exibiu títulos realizados na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, consolidando-se como espaço de reflexão no qual os direitos humanos encontram-se com a expressão cinematográfica. “Este ano mais quatro capitais foram incluídas no roteiro da Mostra, além de São Luís, Aracaju, Cuiabá e João Pessoa, contemplando assim toda a região Nordeste. E essa atividade, nas edições passadas, repercutiu de forma positiva por onde passou, com o apoio e o interesse do público. Tanto que a cada ano o número de participantes só tem aumentado”, disse Pantaleão, destacando que quase 20 mil pessoas participaram da Mostra em 2009.

Tamer afirmou que a 5º Mostra “Cinema e Direitos Humanos na América do Sul” em São Luís não se restringirá apenas à exibição de filmes, mas que também “será uma oportunidade que se faça reflexão e debate sobre as temáticas dos direitos humanos em cada intervalo das apresentações. Isso a Sedihc vai articular junto ao seu Fórum Permanente de Direitos Humanos”. O assessor realçou que as expectativas para a realização da Mostra “Cinema e Direitos Humanos na América do Sul” em São Luís são muito positivas. “Na reunião deu pra perceber que as entidades são muito bem articuladas, e as expectativas são as melhores possíveis porque o Estado possui uma Secretaria exclusiva de Direitos Humanos. Isso é o ponto mais forte”, completou Pantaleão.

Fonte: Ascom da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON