Defensor geral acompanha trabalho nos núcleos regionais de Timon e Caxias

08/10/2010 #Administração
img

Foto:

O defensor geral do Estado, Aldy Mello de Araújo Filho, acompanhado da corregedora geral, Fabíola Barros, esteve na última quarta-feira, 06, nos núcleos de Caxias e Timon para acompanhar os trabalhos realizados nas unidades da Defensoria na região dos cocais. Na oportunidade, falou sobre as ações que estão sendo desenvolvidas atualmente, como o sistema de plantão e a retomada do processo de interiorização e apresentou os projetos para 2011, entre eles a criação da Escola Superior da DPE/MA, a Central de Relacionamento com o Cidadão e a implantação de projetos voltados à educação jurídica popular.

Também ouviu os defensores titulares dos núcleos que expuseram seus desafios, as maiores demandas de assistência jurídica local e a dinâmica de funcionamento do órgão. Essa a primeira visita de Aldy Mello Filho à região após assumir o comando da Instituição em junho passado. Esse trabalho de aproximação terá continuidade com reuniões em todos os núcleos regionais. O objetivo é conhecer mais de perto as frentes de atuação do órgão e, se necessário, redefini-las, para melhor atender à comunidade, tendo em vista o número ainda reduzido de defensores públicos no estado.

O Maranhão possui apenas 52 profissionais de carreira; o que significa um defensor para mais de 100 mil habitantes. Para o defensor geral, essa visita também tem caráter de prestação de contas dos primeiros meses de sua gestão. “Foram quatro meses de intenso trabalho e, nesse período, conseguimos nomear defensores, estruturar núcleos no interior, promover campanhas, dentre elas, a de combate à violência ao idoso. E pretendemos continuar expandindo a atuação do órgão para o interior do Estado com a nomeação de novos defensores”, adiantou.

Em Caxias, Aldy Mello e Fabíola Barros foram recebidos pelos defensores Tatiana Gadêlha Rufino e Daniel Ponte Vieira, e servidores. Após apresentação das instalações físicas do prédio, localizado no centro da cidade, os defensores expuseram suas necessidades, entre elas o aumento de profissionais para atender à grande demanda do município, com mais de 170 mil habitantes e outras providências administravas que facilitarão as atividades diárias da Defensoria local. Aldy Mello reconheceu o grande desafio dos defensores no atendimento diário à população e garantiu analisar cada pleito. “Estamos procedendo a este diagnóstico nas regionais para que possamos identificar e, na medida do possível, atender às solicitações, implementando medidas que viabilize o trabalho dos defensores e o melhor atendimento à população menos favorecida do Estado”, garantiu.

Para Fabíola Barros, “é fundamental que a Administração Superior da Defensoria mantenha essa interlocução direta com os defensores públicos, especialmente com aqueles que se encontram longe da capital, com a finalidade de fortalecer e integrar as ações institucionais, na perspectiva de uma gestão cada vez mais participativa”. Em Timon, onde atuam os defensores Frank Lúcio Noronha, Maria Jeanete Silva, Eloisa Mara Bringel e Creuza Maria Lopes, a sistemática da visita se repetiu.

Os defensores aproveitaram a ocasião para conhecer melhor o contexto atual da Defensoria, alguns projetos previstos para o próximo ano e as perspectivas orçamentárias para 2011. Para Frank Lúcio, essa postura de sair do gabinete para conhecer a realidade das unidades regionais é fundamental para uma gestão democrática e eficiente, com medidas direcionadas e mais efetivas. “Cada município tem suas peculiaridades e carece de atenção diferenciada. Essa aproximação com os núcleos da Defensoria certamente possibilitará melhores resultados das atividades diárias e, com certeza, quem ganhará com isso são os usuários dos serviços da Instituição”, acredita.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON