DPE/MA investe em tecnologia para oferecer à população um atendimento rápido e eficiente

30/09/2010 #Administração
img

Foto:

Para acompanhar o processo de expansão e modernização da Defensoria Pública do Maranhão, o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), da Instituição, tem desenvolvido avançadas ferramentas tecnológicas com o intuito de dinamizar as atividades da instituição e, consequentemente, dar maior celeridade às atuações desenvolvidas pela DPE tanto na sede quanto nos núcleos regionais. Nesta terça-feira, 28, servidores do Núcleo reuniram-se com o defensor geral, Aldy Mello Filho, e a corregedora, Fabíola Barros, para apresentar os sistemas operacionais em funcionamento, assim como discutir novas propostas de melhoria da infraestrutura tecnológica da DPE/MA.

O objetivo é automatizar os processos ainda realizados manualmente e, com isso, criar um ambiente tecnológico mais organizado e seguro. Durante a reunião, o chefe de Divisão de Operação e Suporte, Ricardo Correa Lemos, apontou como uma das principais vantagens da reestruturação do núcleo a criação do Sistema Online de Atendimento, Gerenciamento e Acompanhamento Processual (SAGAP). A ferramenta permitiu a integração das atividades de todos os núcleos da Defensoria, possibilitando ao público um atendimento mais ágil e eficaz e aos servidores maior comunicação e produtividade.

Os servidores Renata Cantanhêde e José Alano, do setor de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, destacaram a criação recente do Sistema de Acompanhamento de Presos Provisórios e Definitivos (SIAPD), que está proporcionando maior segurança às consultas de processos e a otimização dos resultados. Os sistemas eliminam o método manual de catalogação de dados, asseguram a sistematização das informações dos assistidos, além de proporcionar rapidez aos procedimentos, uma vez que o acesso a esses mecanismos estarão disponíveis a qualquer hora e lugar.

Também já foram implantados os Sistemas de Atendimento e Suporte do Núcleo de Tecnologia da Informação e o de Controle de Estoque do Setor de Material e Patrimônio. Atualmente, o grupo está realizando estudo de viabilidade para implantação de novas ferramentas, entre elas, uma que vai gerenciar todos os sistemas existentes. Essas melhorias foram antecedidas por um processo de aquisição de equipamentos de última geração e de um link dedicado, que permite acesso rápido ao sistema.

O defensor geral garantiu todo o apoio necessário ao setor nesse processo de implementação de novas ferramentas, por reconhecer a necessidade da instituição em acompanhar os avanços tecnológicos. “Considerando o aumento da procura pelos serviços da Defensoria e a ampliação das frentes de atuação oferecidas, há a necessidade de se aprimorar o parque tecnológico da instituição, visando à sistematização dos dados e a otimização gerencial das informações, com foco na melhoria dos serviços prestados à comunidade.

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON