Defensoria discute adesão do órgão ao GesPública para dinamizar serviços

24/09/2010 #Administração
img

Foto:

Melhorar, ainda mais, a qualidade dos serviços oferecidos à população, com a modernização dos processos gerenciais é o que pretende a Defensoria Pública do Maranhão, que acaba de dar o primeiro passo rumo à adesão ao Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização, o GesPública. Nesta semana, o defensor geral, Aldy Mello de Araújo Filho, a corregedora geral, Fabíola Barros e técnicos da instituição receberam a consultora do programa federal, Leidismar Nalasco, para esclarecimentos iniciais.

Durante a reunião, Leidismar apresentou os procedimentos fundamentais para a implantação do GesPública, com foco na desburocratização de atividades internas, capacitação de servidores e melhoria da gestão dos recursos públicos e dos serviços prestados aos cidadãos. Ela também destacou os desafios e vantagens do programa, criado em 2005, pelo Ministério do Planejamento, com o objetivo de modernizar a gestão pública em todo o país.

De acordo Leidismar, a desburocratização e simplificação de processos garantem aos órgãos governamentais uma prestação de serviços com eficiência, ética e transparência. O defensor geral, Aldy Mello Filho, destacou o empenho institucional na melhoria qualitativa e quantitativa dos serviços prestados pela Defensoria à população. Segundo ele, o avanço da atuação da Defensoria Pública no Estado, especialmente com a retomada do seu processo de interiorização, com a oferta de novos serviços, como o plantão em dias não úteis, aliada a ampliação das atribuições institucionais, passa a exigir que a administração da instituição se torne cada vez mais profissional, de modo a proporcionar aprimoramento contínuo ao seu quadro funcional e aos processos e métodos internos de gestão, com o olhar sempre direcionado às demandas apresentadas pela comunidade. “Com a otimização dos serviços e recursos, quem ganha é, sem dúvida, o cidadão.

Já na elaboração do plano estratégico da Defensoria para 2011, será oportunizada ampla participação da sociedade, que auxiliará a Instituição na definição de suas prioridades de atuação”, finalizou. A adesão ao programa é totalmente gratuita e pode ser solicitada por qualquer órgão público. O projeto tem início com uma autoavaliação do órgão para verificar as oportunidades de melhoria desenvolvidas, visando à implantação de um modelo padrão de excelência de gestão pública.

O GesPública desenvolve e dissemina ferramentas de administração. O objetivo é dar apoio ao gerenciamento e à gestão do conhecimento, além de estimular o mapeamento, a disseminação e a incorporação de boas práticas gerenciais.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON