O aposentado pelo Estado Joel Manoel Alves (foto) protagonizou momentos de muita emoção às autoridades, aos grupos de idosos, entidades que atuam na Terceira Idade e ao público assistente das atividades programadas e desenvolvidas em comemoração ao Dia Mundial do Idoso, levada a efeito semana passada sob a coordenação da Defensoria Pública e o Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa CIAPVI.
Aos 84 anos de idade e esbanjando muita saúde, Joel Alves, que também desponta de uma simpatia e bom humor invejável, foi autor de um poema reflexivo por ele lido na Praça Nauro Machado, local onde a Defensoria Pública, o CIAPVI, o Conselho Estadual do Idoso e as diversas entidades ligadas à Terceira Idade comemoraram o Dia Mundial do Idoso.
Fundador do grupo Gerenciamento de Envelhecimento Natural GEN, Joel Manoel exerce, na chamada Terceira Idade, um papel referencial, pela capacidade de liderança, companheirismo e mobilização entre as pessoas que dela fazem parte. Na sua poesia reflexiva, ele acentua que "A velhice é uma etapa da vida, e, vivê-la muito bem é um direito de todos. Nenhum Atleta é coroado como vencedor, se não competir de acordo com as regras". Ele conclui a mensagem de otimismo e reflexão pregando que "A resposta sobre a duração da vida do homem nós encontramos escrito no Livro dos Livros: a Bíblia Sagrada". Leia aqui íntegra da poesia desse personagem da sabedoria adulta.
"Nenhum atleta é coroado como vencedor se não competir de acordo com as regras"
Senhoras e Senhores,
A velhice é uma etapa da vida e vivê-la muito bem é um direito de todos os cidadãos. Para quem soube viver, a velhice é tempo de paz de espírito e de serenidade. A velhice é o topo da montanha de onde contemplamos todo o desenrolar da nossa historio pessoal.
O respeito ao idoso tem que ser cultivado. Cabelos brancos e as rugas merecem respeito e consideração, porque são testemunhas da luta de cada um, de suas glórias e fracassos.
Tem sentido que o homem tenha vida curta? Sabe-se que o cisne poderá viver até 60 anos.
A tartaruga, 100 anos. Algumas árvores vivem mais de 200 anos.
Apesar de seu potencial de aprender, o homem, no entanto, vive apenas entre 70 a 80 anos. Poucos passam desse limite.
A resposta sobre a duração de vida do homem, encontrou escrita no Livro dos Livros: A Bíblia Sagrada!
Meu amigo e minha amiga,
Abra o seu coração e deixa a saudade invadir e se aninhar. Segurem as lágrimas, porque a saudade nos envolve num clima onde o tempo levou e não volta mais!!!
O Portal do(a) Defensoria Pública Estadual do Maranhão utiliza cookies para melhorar a sua experiência,
de acordo com a nossa Política de Privacidade,
ao continuar navegando, você concorda com estas condições.