Centrada no objetivo de amenizar um grave problema enfrentado pelo segmento da terceira idade, a Defensoria Pública do Estado, por intermédio do seu Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa CIAPVI, promove, no período de 13 a 21 deste mês, manhã e tarde, das 8:00 às 18:00 horas, o Curso de Cuidador de Idosos. A iniciativa tem a parceria do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso CEDIMA; Secretaria de Desenvolvimento Social e da Escola Técnica do SUS.
A meta, segundo a coordenadora do CIAPVI, assistente social Isabel de Fátima Lopizic, é capacitar, em duas etapas de realização e uma carga de 100 horas, 200 pessoas, dentre gestores, conselheiros, profissionais da área de saúde, da assistência social, familiares e pessoas da comunidade, que estarão disponibilizadas ao público cliente por intermédio de um banco de técnicos especializados, através do Site da Defensoria Pública.
Ministrado por especialistas, defensores públicos, mestres e doutores que já atuam na área da gerontologia, saúde da família, assistência jurídica e social, psicologia, fisioterapia, enfermagem, fonoaudiologia, terapia ocupacional, arquitetura, nutrição e geriatria, o curso oferecerá aos participantes certificado de capacitação expedido pela Defensoria Pública, com chancela do Governo Federal, através de sua Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República.
Segunda Etapa Para capacitar as 200 pessoas que preencherão as vagas oferecidas pela Defensoria e CIAPVI, a coordenadora do centro informou que serão formadas duas turmas de 100 cada. Depois da primeira etapa, de 13 a 21 deste mês, a segunda turma submeter-se-á à especialização no período de 27 de julho a quatro de agosto, com igual carga horária e mesmo local de realização, a Escola Técnica do SUS, localizada na Rua da Estrela, 415. As inscrições gratuitas - para as duas turmas estão sendo feitas no CIAPVI, localizado no prédio-sede da Defensoria Pública, também na mesma rua, 421..
Destacando a importância e pioneirismos da realização do curso, a Defensora Pública-geral do Estado, Ana Flávia Melo e Vidigal Sampaio, disse que além de preencher uma grande lacuna no atendimento, assistência jurídico-social, tratamento e cuidado com a pessoa idosa, essa especialização vai disponibilizar ao público alvo terceira idade - um grupo de técnicos nunca antes habilitado com igual dimensão de conhecimentos nessa área. Até ontem, 60 pessoas já haviam se inscrito no curso e a previsão do CIAPVI é de que na próxima semana as vagas, para a primeira etapa, estejam preenchidas.