Defensoria Pública e CIAPVI coordenam ato contra violência à pessoa idosa
19/06/2009 #Administração
Um ato de sensibilização e conscientização para lembrar o "Dia Mundial de Conscientização da Violência à Pessoa idosa" foi realizado nesta segunda-feira (15), das 8h30 às 12h, pelo Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (CIAPVI), da Defensoria Pública do Estado. O evento aconteceu no Núcleo Estadual de Atenção à Pessoa Idosa NEAPI, localizado no antigo Centro Social Urbano da Cohab/Anil, e reuniu centenas de pessoas e grupos da terceira idade.
"Meu Mundo... Seu Mundo... Nosso Mundo sem violência à pessoa idosa" é o tema da Campanha 2009, em defesa da Pessoa Idosa, que tem como objetivo redescobrir a arte de construir a paz em defesa das pessoas da terceira idade, além de apresentar formas da prevenção chamando a atenção da sociedade sobre as diversas formas de violência que a pessoa idosa sofre.
O envelhecimento populacional é, sem dúvida, um fenômeno mundial e vem acontecendo de maneira acelerada causando uma série de transformações, principalmente sociais e econômicas, além de muitas preocupações. Uma delas é o aumento da violência contra a pessoa idosa. E a maioria dos casos ocorre principalmente no contexto familiar.
Em 2008, a Delegacia de Proteção ao Idoso registrou 2..456 crimes, entre lesão corporal, maus tratos, furto, homicídio, estupro e abandono. Já em 2009, 863 pessoas das quais 37% vítimas psicológicas, 36% abuso financeiro. "O trabalho de conscientizar é um desafio e todos os esforços são necessários para que se efetivem os direitos do cidadão idoso", destacou a delegada titular, Rosa Maria Campos.
É um grave problema que assola a humanidade e que representa uma preocupação maior para a política pública de saúde. Assim, buscando romper com esse pacto do silêncio a Rede Internacional de Prevenção de Maus tratos contra Idosos (INPEA) e a Organização das Nações Unidas (ONU), declararam o dia 15 de junho como Dia Mundial de Conscientização da Violência à Pessoa Idosa.
Presenças - Prestigiaram ainda a solenidade, a Defensora Pública Geral do Estado e presidente em exercício do Conselho Estadual dos Direitos do Idosos (CEDIMA), Ana Flávia Melo e Vidigal Sampaio; a Secretária Municipal da Criança e Assistência Social (SEMCAS), Roseli Ramos; Girlene Soares Costa, Superintendente dos Serviços Regionais da Secretaria de Desenvolvimento Social SEDES, ali representando do Secretário Costa Ferreira; o Secretário Estadual dos Direitos Humanos, advogado e jornalista Sérgio Tamer; capitão PMMA Julião Matos Filho, representando o secretário do Gabinete Militar da governadora; Guilherme Falcão, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Gerontologia Regional do Paraná; Izabel Lopizic, coordenadora do Centro Integrado de Apoio e Previdência à Violência contra a Pessoa Idosa e Francisco de Assis, coordenador do NEAPI.
A realização do evento contou com a parceria dos demais órgãos e entidades da Rede de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Conselho Estadual dos Direitos do Idoso do Maranhão (CEDIMA); Rede Internacional de Prevenção de Maus tratos contra Idosos (INPEA); Conselho Municipal dos Direitos Idoso (CMDI) e Fórum Maranhense das Entidades de Defesa e Proteção da Pessoa Idosa.
__________________________________________________________________
Os Números do CIAPVI/MA.
ATENDIMENTOS NO ANO DE 2008
Atendimento individual: 2.173 Pessoas
Atendimento Social: 740 Pessoas
Atendimento Jurídico: 648 Pessoas
Atendimento Psicológico: 384 Pessoas
Encaminhamentos realizados: 761 pessoas
Mediação de conflitos: 365 Pessoas
Mesa de Diálogo: Atendimento humanizado a idosos vítimas de violência 60 pessoas capacitadas da Rede de Defesa da Pessoa Idosa
__________________________________________________________________
A SER REALIZADO em 2009
Capacitação de Multiplicadores: 500 pessoas
Curso para Cuidadores de Idosos: 200 pessoas
ATENDIMENTOS EM ABRIL/MAIO 2009: 402 Pessoas atendidas
__________________________________________________________________
Dentre os diversos tipos de violência recebidos pelo CIAPVI, a Violência psicológica (37%), abuso financeiro (36%) foram as principais denúncias recebidas. Negligência (13%) , violência física (8%) o abandono corresponde a 3% dos casos; e autonegligência (3%).
Dentre os diversos tipos de violência recebidos pelo CIAPVI, a Violência psicológica (37%), abuso financeiro (36%) foram as principais denúncias recebidas. Negligência (13%) , violência física (8%) o abandono corresponde a 3% dos casos; e autonegligência (3%).
O Portal do(a) Defensoria Pública Estadual do Maranhão utiliza cookies para melhorar a sua experiência,
de acordo com a nossa Política de Privacidade,
ao continuar navegando, você concorda com estas condições.