Centro Integrado do Idoso da Defensoria Pública instala posto de atendimento no NEAPI-COHAB
09/06/2009 #Administração
Foto:
A Defensoria Pública do Estado do Maranhão instalou - e já está funcionando - um posto de atendimento do seu Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa CIAPVI, no Núcleo Estadual de Atenção a Pessoa Idosa NEAPI, que funciona no antigo Centro Social Urbano CSU, da COHAB - Anil.
O posto avançado da Defensoria/CIAPVI conta com duas salas, sendo uma para recepção e outra que servirá como gabinete para o atendimento aos Idosos que procurarem a Instituição em busca dos serviços oferecidos, dentre os quais assistência social e psicológica nos casos de violência físico-psicológica, abandono, negligência, violência sexual, abuso financeiro e econômico (empréstimo consignado), cárcere privado, etc.
Um defensor público especializado na assistência e defesa do Idoso dará expediente uma vez por semana no posto de atendimento da Defensoria/CIAPVI da COHAB, que contará ainda com atendimento de uma assistente social, uma psicóloga e estagiários. Para facilitar ainda mais o acesso do público alvo aos serviços oferecidos idosos residentes na COHAB - Anil, COHATRAC, Cidade Operária, Cidade Olímpica, Maiobão, São José de Ribamar, etc. Ao lado do NEAPI encontra-se a ILPI "Solar do Outono" e a Residência Temporária que abrigará idosos vítimas de maus-tratos; a - a DPE-MA está providenciando a instalação de uma linha telefônica, através do qual as pessoas poderão se informar, fazer denúncias de maus-tratos a idosos e tirar dúvidas sobre o funcionamento do órgão.
O ato de instalação do posto da DPE/CIAPVI foi prestigiado pelas presenças, além da Defensora Pública-Geral do Estado e presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso do Maranhão CEDIMA, Ana Flávia Melo e Vidigal Sampaio, da secretária de Estado da Igualdade Racial, Claudete Ribeiro; do Promotor de Justiça Especializado na Defesa do Idoso, Paulo Roberto Ramos, dentre outras personalidades e técnicos que atuam nas diversas instituições, organismos estadual, municipal, entidades e/ou segmentos de assistência à pessoa idosa. Os trabalhos de instalação e funcionamento do posto estiveram sob a supervisão da Assistente Social e coordenadora do CIAPVI, Isabel Gonzalez Lopizic.
Importância - O coordenador do NEAPI, técnico em Planejamento, Francisco de Assis Souza Lima, destacou a importância da iniciativa da DPE-MA. "Aqui já está funcionado, sob a coordenação administrativa do NEAPI, postos de serviços de diversos órgãos estaduais e municipais e entidades, como Fundação Josué Montello;Fórum das Entidades Maranhenses de Defesa e Proteção da Pessoa Idosa; Associação Brasileira de Alzheimer; Grupo de Idosos as Pioneiras; Juizado Especial, Grupo de Alcoólicos Anônimos e agora chega a Defensoria Pública para aumentar ainda mais o leque de opções na assistência a esse segmento da sociedade", salientou.
O Portal do(a) Defensoria Pública Estadual do Maranhão utiliza cookies para melhorar a sua experiência,
de acordo com a nossa Política de Privacidade,
ao continuar navegando, você concorda com estas condições.