15 DE JUNHO- DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO CONTRA MAUS-TRATOS A IDOSOS.

15/06/2007 #Administração

"Meu Mundo,...Seu Mundo,...Nosso Mundo-Livre de Maus-Tratos a Idosos".

 

Segundo o relatório Missing Voices ("Vozes que Calam") emitido pelo INPEA-(Rede Internacional para a Prevenção de Maus-Tratos a Idosos) em conjunto com a Organização Mundial de Saúde em 2002, o abuso, a negligência e a exploração financeira de idosos é mais comum do que as sociedades admitem.

Outro ponto exposto pelo relatório é a relação direta entre maus-tratos a idosos  e sua perda de poder e discriminação contra eles; esses dados trazem a tona uma triste realidade ignorada ou silenciada uma vez que a maioria dos maus-tratos contra idosos ocorre dentro de seus lares, onde seus agressores são na maioria das vezes seus parentes ou cuidadores configurando-se como uma modalidade de violência doméstica.

Percebe-se então como uma sociedade  que não valoriza o idoso contribui para sua discriminação levando a sua perda de poder (aqui entendido como poder de autonomia, exercício de sua cidadania plena, garantia de direitos sociais, acessibilidade, etc.) e para a manutenção do silêncio em torno de uma questão tão urgente.

Para mudar essa situação o INPEA juntamente com o Comitê Organizador do Dia Mundial de Conscientização Contra Maus-Tratos a Idosos, que será no próximo dia 15 de junho, lança a Campanha Mundial tendo como mensagem central a frase "Meu Mundo,...Seu Mundo,...Nosso Mundo -Livre de Maus-Tratos a Idosos", com o objetivo de conscientizar e motivar debates em todas as esferas da sociedade convidando-nos a ouvir, acreditar e agir contra essa realidade tão cruel.

Todos nós podemos contribuir para a superação dessa mazela social através de estratégias simples como permitindo que os idosos exerçam seus direitos e defendam seus interesses agindo por si só; seja se engajando numa campanha permanente de conscientização da sociedade em geral contra os maus-tratos; seja informando aos idosos sobre seus direitos, bem como dos serviços e recursos disponíveis como promotorias, defensorias públicas, delegacias especializadas, programas sociais, etc.

Também se implicando na educação das novas gerações a fim de terem uma percepção favorável dos idosos como pessoas que contribuem para a sociedade, valorizando sua participação com contatos mais próximos e positivos entre as gerações.

Ou ainda reivindicando do poder público a qualificação de pessoas, inclusive profissionais envolvidos nos cuidados aos idosos de todas as políticas públicas, para reconhecer e agir em casos comprovados ou suspeitos de maus-tratos.

Enfim se todos nós como cidadãos percebermos que esse Mundo não é só meu, não é só seu, mas é nosso com certeza iremos querê-lo livre de todo tipo de violência inclusive os Maus-tratos a Idosos.

 

Participe! Denuncie, faça a diferença!

 

Telefones Úteis:

Centro Especializado de Atenção ao Idosos: 3221-3381

Delegacia Especializada do Idoso: 3222-4427

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON