Foto:
A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) celebrou, nesta terça-feira (26), os 3 anos do seu Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e o Mês da Segurança Institucional com uma solenidade especial em sua sede, em São Luís. O evento marcou um momento de reconhecimento e reforço da importância do setor para a atuação da instituição. Criado em 2022, o Gabinete de Segurança Institucional surgiu da necessidade de garantir a proteção de defensores (as), servidores (as), colaboradores (as), estagiários (as) e dos assistidos pela Defensoria.
Com um olhar atento e vigilante, o GSI funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, a partir de uma central de monitoramento na sede da DPE. O setor é responsável por uma série de avanços que fortalecem a segurança institucional, como a implementação de um efetivo próprio, a alocação de policiais militares para segurança patrimonial em quase 100% dos núcleos e a presença de bombeiro militar para primeiros socorros.
De acordo com a chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Defensoria, a coronel Augusta Andrade, o trabalho, apesar de discreto, é estratégico e indispensável. “O GSI age com discrição e planejamento num trabalho silencioso que protege vidas, antecipa ameaças e assegura que a missão da Defensoria Pública siga firme, defendendo a quem mais precisa. Parabenizo a cada profissional que faz parte dessa trajetória, afinal proteger também é um ato de justiça”, declarou a chefe do GSI DPE/MA.
Entre as principais conquistas e iniciativas do GSI destacam-se a Central de Videomonitoramento com acompanhamento em tempo real da sede e dos núcleos do interior; a realização de cursos de primeiros socorros e combate a incêndios para as equipes; criação do grupo de brigadistas, formado por servidores da própria instituição; aquisição de tecnologia de ponta para controle de acesso, como cancela automática com leitura de placas, detectores de metais portáteis e um botão de pânico para emergências.
Com o lema “Há 3 anos protegendo quem protege”, a solenidade de aniversário do GSI reafirma seu compromisso contínuo em garantir que a Defensoria Pública possa seguir exercendo sua missão de defender direitos com segurança, acolhimento e legitimidade. O setor segue em constante aprimoramento, com novos desafios e projetos em andamento, para se manter alinhado às necessidades do cenário da segurança pública.
O defensor público-geral do Maranhão, Gabriel Furtado, reforçou que o GSI da DPE/MA é referência entre as Defensorias de todo o Brasil. “Nosso Gabinete de Segurança Institucional é uma das maiores conquistas da Defensoria do Maranhão nos últimos anos. Por meio do trabalho desses profissionais, nós conseguimos garantir um atendimento humanizado e seguro, tanto para os assistidos quanto para os colaboradores. O GSI se tornou uma referência em segurança institucional entre todas as Defensorias do país e isso se dá graças ao comprometimento e a competência dos nossos profissionais”, declarou Gabriel Furtado.
A cerimônia também contou com a entrega da Medalha Liberdade ao comandante-geral da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), coronel Pitágoras Nunes, e ao comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), coronel Célio Roberto. A homenagem, a mais alta da DPE/MA, reconhece a contribuição das autoridades para o fortalecimento da missão da Defensoria e a promoção do acesso a direitos. “É uma satisfação muito grande a corporação Polícia Militar ser reconhecida pela Defensoria Pública. Essa medalha representa o esforço de todos os policiais do estado”, disse o comandante-geral da PMMA. E o comandante-geral do CBMMA completou: “as instituições são parceiras e têm em comum o mesmo objetivo que é servir a população maranhense. Por isso, estou imensamente feliz com o recebimento da Medalha Liberdade”.
A Medalha Liberdade é a mais alta honraria concedida pela Defensoria Pública do Maranhão. O nome da medalha faz referência ao bairro de São Luís, reconhecido como o primeiro quilombo urbano da capital e o maior da América Latina. A homenagem é um reconhecimento a autoridades e representantes da sociedade civil que, com suas trajetórias e lutas, contribuem para o combate às desigualdades sociais e o fortalecimento da atuação da Defensoria.
Há 54 dias
Há 54 dias
Há 54 dias
Há 54 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?