2º lugar entre as Defensorias mais influentes nas redes sociais, DPE/MA conquista prêmio nacional de comunicação

13/08/2025 #Administração
img

Foto:

A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) venceu o Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2025, na categoria Voto Popular, pela série “Inclusão e Acessibilidade – A Defs é o seu lugar”, desenvolvida pela Assessoria de Comunicação (Ascom) da instituição. O anúncio aconteceu na sexta-feira (8), durante o encerramento do XIX Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (Conbrascom), que, nesta edição histórica, foi realizado em São Luís (MA).

Além do 1º lugar no voto popular, a Defensoria maranhense recebeu, durante o congresso, o certificado Top 10 das Defensorias mais influentes nas redes sociais. Segundo o ranking do SocialMediaGov, em 2024 a DPE/MA ocupava a sétima posição em número de interações com o público. Já no primeiro semestre de 2025, a instituição saltou para o segundo lugar, ficando atrás apenas da Defensoria do Estado de São Paulo — uma das maiores em número de seguidores, com quase 92 mil.

“Estamos muito felizes com os resultados apresentados no congresso, que são fruto de muito trabalho. Quando iniciamos o fortalecimento da nossa presença nas redes, tínhamos pouco mais de 3 mil seguidores. Hoje, estamos chegando a 73 mil. Este reconhecimento reforça nosso compromisso com a inovação e o diálogo direto com os maranhenses. A comunicação inclusiva e leve que valorizamos fortalece nossa relação com a sociedade”, destacou a chefe da Ascom da DPE/MA, Socorro Boaes.

Também orgulhoso com a premiação, o defensor-geral do Estado, Gabriel Furtado, acrescentou: “Ser premiado pelo voto popular mostra como nosso trabalho produz impacto real. Avançamos nas redes sociais porque aproximamos a Defensoria das pessoas, com transparência, linguagem simples e educação em direitos”.

Em seis episódios, a série “Inclusão e Acessibilidade – A Defs é o seu lugar” alcançou mais de 10 mil contas, com mais de 16 mil visualizações, sendo que 40% das contas não seguiam o perfil da DPE/MA.    

Para a presidente do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça, Débora Diniz, o voto popular tem um valor simbólico muito especial dentro do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça. “Essa categoria representa a conexão direta com o público, a capacidade de mobilizar e engajar pessoas em torno de uma causa ou projeto. No caso da Defensoria Pública do Maranhão, o mérito é ainda maior: a instituição conseguiu traduzir sua missão de forma acessível, tocando o coração das pessoas e mostrando, na prática, a importância da Defensoria na vida real”, ressaltou, parabenizando a equipe da instituição.

Premiação – A cerimônia do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2025 foi marcada por alegria e celebração, em noite badalada nos salões da Villa Reale. A 23ª edição da premiação valorizou iniciativas de comunicação pública produzidas por órgãos do Sistema de Justiça, reconhecendo trabalhos que aproximam a Justiça do cidadão, promovem inclusão e fortalecem a cidadania.

Neste ano, mais de 420 projetos foram inscritos, número recorde na história do prêmio. Os jurados selecionaram cinco finalistas para cada uma das 14 categorias.

“Esta edição no Maranhão foi marcada por calor humano, acolhimento e pela beleza da cultura local. As equipes da Defensoria Pública do Estado e dos demais órgãos do Sistema de Justiça do Maranhão não mediram esforços para receber tão bem comunicadores e comunicadoras de todo o país. Foi um evento vibrante, de troca de experiências e fortalecimento das nossas redes, que reforçou o papel vital da comunicação para a construção de uma Justiça mais próxima das pessoas. Saímos daqui renovados e orgulhosos do que construímos juntos”, finalizou Débora Diniz.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON