DPE/MA sedia encontro nacional para fortalecimento da comunicação nas Defensorias Públicas

08/08/2025 #Administração
img

Foto:

A sede da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE-MA), em São Luís, foi o palco da Reunião Setorial das Defensorias Públicas de todo o país, nesta sexta-feira (8). O encontro, que reuniu representantes de comunicação de DPEs de vários estados, teve como objetivo discutir e planejar o futuro da comunicação institucional, buscando mais autonomia, reconhecimento profissional e estratégias conjuntas para atender a população. A pauta focou também nos desafios enfrentados pelas equipes de comunicação.

O defensor público-geral do Maranhão, Gabriel Furtado, participou da abertura dos trabalhos e recebeu os profissionais reforçando a importância da comunicação institucional. “A comunicação é um pilar essencial nas nossas instituições e saber fazer a Defensoria chegar mais próximo do assistido é um desafio que deve ser tratado como prioridade entre os gestores e todos que compõem as Defensorias. Aqui no Maranhão, encontramos uma abordagem que simplifica essa linguagem e, por sua vez, facilita o acesso da população a seus direitos”, destacou o defensor-geral.

Na oportunidade, foram apresentados os projetos de sucesso da DPE/MA, como o MaraDefs, que alavancou o alcance das redes sociais, e o projeto-piloto "Taças das Comunidades", um campeonato de futebol que leva os serviços da Defensoria a diversas regiões do estado. No âmbito geral, os participantes falaram da importância de que a comunicação do Sistema de Justiça atenda o interesse coletivo, promova a diversidade e seja inclusiva, evitando o uso pessoal da imagem institucional.

As discussões na reunião foram facilitadas pela coordenadora da Assessoria de Comunicação da DPE/MA, Socorro Boaes, que ressaltou a importância da integração das equipes dos estados e do Distrito Federal. “As nossas reuniões setoriais são fundamentais para alinharmos as estratégias de comunicação e, juntos, fazermos diferença no Sistema de Justiça do Brasil fazendo cumprir o nosso papel que é levar educação em direitos e acesso à justiça a quem mais precisa. Nossas reuniões sempre são muito proveitosas e com proposições necessárias”, afirmou Socorro Boaes.

Os participantes avaliaram, ainda, o Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (Conbrascom) e o Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ), ressaltando pontos positivos e propondo melhorias. Os integrantes das Defensorias elogiaram as mudanças no formato do evento, como palestras mais dinâmicas. Outro ponto de destaque foi a discussão sobre a unidade institucional, com a sugestão de criar uma pasta compartilhada para reunir as políticas de comunicação já aprovadas nos estados e a elaboração de políticas conjuntas e o fortalecimento do trabalho em rede.

A reunião setorial faz parte da programação do Conbrascom realizado, este ano, em São Luís. O Congresso tem edições anuais e é um evento de ampla aceitação e reconhecimento técnico entre os profissionais de comunicação, comunidade acadêmica e os integrantes do Sistema de Justiça. Por meio de debates, painéis e conferências, o Conbrascom estimula o desenvolvimento de uma política de comunicação voltada para o esclarecimento do cidadão e contribui para a democratização das instituições e o acesso à Justiça. 

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON