Ronald Barradas: “defensor público é ser instrumento de transformação social e redução de desigualdades”

05/08/2025 #Administração
img

Foto:

Com uma história marcada pela paixão por justiça social, o defensor público Ronald da Luz Barradas Júnior carrega, ao longo dos últimos três anos, uma bagagem repleta de desafios e conquistas na Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA). Natural de Teresina, no Piauí, e formado em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Teresina, com pós-graduação em Direito Constitucional pela Faculdade Anhanguera/Uniderp, atualmente Barradas é titular do Núcleo Regional de Governador Eugênio Barros.

Sua motivação para ingressar na carreira nasceu durante um estágio de dois anos no Núcleo de Execução Penal da Defensoria Pública do Estado do Piauí. "Ali conheci o papel transformador da Defensoria Pública como garantidor de direitos da população carcerária, bem como as mazelas que o cárcere causa no ser humano e como a Defensoria Pública pode atuar para amenizar a dor daquela população hipervulnerável, e, desde então, me apaixonei pela carreira", revela.

Antes de chegar à Defensoria Pública do Maranhão, Barradas exerceu por sete anos o cargo de analista judiciário do Maranhão e teve uma experiência significativa como defensor público do Estado do Amapá por três anos. Para ele, o papel do defensor público vai muito além de um mero servidor público. "Ele atua como um verdadeiro instrumento de transformação social e redução de desigualdades com a sua atuação", afirma. No Núcleo Regional de Governador Eugênio Barros, sua atuação abrange todas as áreas do direito, desde registro público e direito de família até demandas mais complexas.

Empossado em 2022 na DPE/MA, Ronald Barradas compreende a importância de seu trabalho para a população atendida, especialmente no interior do estado. "A atuação da Defensoria Pública, sobretudo no interior, é fundamental para a garantia de direitos da população mais vulnerável, pois esta sequer tem conhecimento daquilo que tem direito", explica. Ele relata que atende diariamente pessoas que desconheciam seus direitos, desde questões simples como a segunda via de uma certidão de nascimento até o acesso a medicamentos de alto custo.

Os principais desafios da carreira, segundo o defensor, incluem a necessidade de universalizar o acesso à justiça e a importância de fortalecer a atuação legislativa em defesa dos vulneráveis. Apesar desses desafios, ele avalia que a Defensoria do Maranhão vive seu melhor momento. "Creio que a Defensoria aqui do Estado se encontra no seu melhor momento, sendo reconhecida e respeitada pela população e pelos demais poderes constituídos como uma instituição de excelência nos serviços que presta à população maranhense. Além disso, tem avançado cada vez mais na árdua missão de estar presente em todas as comarcas do estado", disse.

Para quem deseja seguir a carreira na Defensoria Pública, a mensagem é clara e inspiradora: "Cuidar das pessoas, ajudar o próximo, brigar contra as injustiças, fazer o bem às pessoas. Se você se identifica com essas atitudes, a DPE/MA é seu lugar", concluiu Ronald Barradas.

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON