Adpema e DPE/MA realizam evento em celebração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

25/07/2025 #Administração
img

Foto:

Comemorado no dia 25 de julho, o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha foi marcado por uma programação especial na sede da Defensoria Pública do Estado do Maranhão. O evento foi realizado pela Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Maranhão (Adpema) em parceria com a DPE/MA, por meio da Escola Superior (Esdpe).

Essa foi a 2ª edição da Roda de Conversa em alusão à data que tem como objetivo dar visibilidade à luta das mulheres negras, latino-americanas e caribenhas contra o racismo e a desigualdade. No Brasil, também homenageia Tereza de Benguela, a líder quilombola que comandou o Quilombo do Quariterê, em Mato Grosso.

A programação contou com apresentações culturais do Centro de Cultura Negra do Maranhão, que apresentou o show “Pérolas Negras, marcado pela batida forte dos ritmos afro-brasileiros, e das Mulheres Quilombolas de Santana, da região de São José de Ribamar.

Além disso, o evento também contou com uma palestra sobre letramento racial ministrada pela fundadora do Instituto Da cor ao caso, Anita Machado. Na ocasião, a palestrante abordou como as questões étnico-raciais no Brasil impactam nas organizações entre outros pontos.

Representando a Adpema, a vice-presidente Cláudia Isabele Freitas Pereira Damous ressaltou a preocupação da entidade em promover a discussão sobre o tema. “Esses momentos de debate são muito importantes porque essa é uma luta conjunta. E a Adpema, junto à Defensoria, tem estado muito atenta a essa questão para que a gente possa destacar nossa cultura, nossa raiz, e valorizar nossas assistidas que são em sua maioria mulheres negras”, afirmou.

Já a defensora pública Camila Bonfim, 1ª auxiliar da Defensoria-Geral, representando o defensor-geral Gabriel Furtado, destacou as ações que vêm sendo adotadas pela DPE na luta contra o racismo. “Publicamos, recentemente, o regimento para o próximo concurso de defensor público e, pela primeira vez, teremos cotas para indígenas e quilombolas. Assim, teremos mais defensoras e defensores públicos negros, indígenas e quilombolas representando esse nosso Brasil”, pontuou.

Também participaram da abertura do evento o presidente da Adpema, Thiago Amin, a vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda, a chefe do Gabinete Institucional da DPE/MA, coronel Augusta Andrade, a ouvidora-geral da DPE/MA, Naisandra Mota, a juíza de Direito e ouvidora dos povos indígenas do TJMA, Adriana Gomes, secretária-adjunta de Promoção do IDH e da Sedihpop, Kelly dos Santos Araújo, a procuradora do Estado Carolina Abreu Silva e a assistente do Comandante-Geral da PMMA, a coronel Edhyelem Santos.

A programação contou ainda com uma exposição de produtos por artesãs empreendedoras do Movimento Negro no hall de entrada da sede da DPE.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON