Foto:
Comemorado no dia 25 de julho, o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha foi marcado por uma programação especial na sede da Defensoria Pública do Estado do Maranhão. O evento foi realizado pela Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Maranhão (Adpema) em parceria com a DPE/MA, por meio da Escola Superior (Esdpe).
Essa foi a 2ª edição da Roda de Conversa em alusão à data que tem como objetivo dar visibilidade à luta das mulheres negras, latino-americanas e caribenhas contra o racismo e a desigualdade. No Brasil, também homenageia Tereza de Benguela, a líder quilombola que comandou o Quilombo do Quariterê, em Mato Grosso.
A programação contou com apresentações culturais do Centro de Cultura Negra do Maranhão, que apresentou o show “Pérolas Negras, marcado pela batida forte dos ritmos afro-brasileiros, e das Mulheres Quilombolas de Santana, da região de São José de Ribamar.
Além disso, o evento também contou com uma palestra sobre letramento racial ministrada pela fundadora do Instituto Da cor ao caso, Anita Machado. Na ocasião, a palestrante abordou como as questões étnico-raciais no Brasil impactam nas organizações entre outros pontos.
Representando a Adpema, a vice-presidente Cláudia Isabele Freitas Pereira Damous ressaltou a preocupação da entidade em promover a discussão sobre o tema. “Esses momentos de debate são muito importantes porque essa é uma luta conjunta. E a Adpema, junto à Defensoria, tem estado muito atenta a essa questão para que a gente possa destacar nossa cultura, nossa raiz, e valorizar nossas assistidas que são em sua maioria mulheres negras”, afirmou.
Já a defensora pública Camila Bonfim, 1ª auxiliar da Defensoria-Geral, representando o defensor-geral Gabriel Furtado, destacou as ações que vêm sendo adotadas pela DPE na luta contra o racismo. “Publicamos, recentemente, o regimento para o próximo concurso de defensor público e, pela primeira vez, teremos cotas para indígenas e quilombolas. Assim, teremos mais defensoras e defensores públicos negros, indígenas e quilombolas representando esse nosso Brasil”, pontuou.
Também participaram da abertura do evento o presidente da Adpema, Thiago Amin, a vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda, a chefe do Gabinete Institucional da DPE/MA, coronel Augusta Andrade, a ouvidora-geral da DPE/MA, Naisandra Mota, a juíza de Direito e ouvidora dos povos indígenas do TJMA, Adriana Gomes, secretária-adjunta de Promoção do IDH e da Sedihpop, Kelly dos Santos Araújo, a procuradora do Estado Carolina Abreu Silva e a assistente do Comandante-Geral da PMMA, a coronel Edhyelem Santos.
A programação contou ainda com uma exposição de produtos por artesãs empreendedoras do Movimento Negro no hall de entrada da sede da DPE.
Há 54 dias
Há 54 dias
Há 54 dias
Há 54 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?