“Te Alui, Mulher” mobiliza rede de proteção e leva atendimento gratuito para Santa Inês

22/07/2025 #Administração
img

Foto:

A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) realizou, entre os dias 16 e 18 de julho, uma série de ações no município de Santa Inês, por meio do projeto “Te Alui, Mulher”. Voltado para a promoção de direitos e o fortalecimento da rede de proteção à mulher, a programação contou com reuniões, palestras, audiência pública e atendimento jurídico gratuito voltado para a população.

Na sexta-feira (18), no Espaço da Pessoa Idosa, localizado no bairro Sabbak, ação social ofertou atendimento jurídico, acolhimento psicossocial, serviços de saúde e assistência social, cadastro no Sistema Nacional de Emprego (Sine), troca de lâmpadas e inscrição no benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica, em parceria com a Equatorial Energia, além de orientações junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão.

“O ‘Te Alui, Mulher’ nasce do compromisso da DPE/MA em estar presente nos territórios, ouvindo, acolhendo e fortalecendo as mulheres maranhenses. Em Santa Inês, tivemos a oportunidade de dialogar com a rede de proteção, promover cidadania e garantir o acesso a direitos fundamentais. Nosso objetivo é fazer com que cada mulher saiba que não está sozinha e que pode contar com a Defensoria para romper ciclos de violência”, destacou Cristiane Marques, 1ª subdefensora-geral do Estado.

Na quinta-feira (17), a Defensoria promoveu uma audiência pública na Câmara Municipal de Santa Inês. O encontro reuniu autoridades locais, representantes da rede de proteção e membros da sociedade civil em um debate de estratégias de atuação conjunta. Conduzida pela procuradora da mulher no Poder Legislativo, vereadora Eliane Lira, a atividade também contou com o painel “Cidade que cuida: como fazer de Santa Inês um lugar melhor para as mulheres viverem”, que provocou reflexões sobre a importância de ambientes seguros e políticas públicas inclusivas.

Segundo a coordenadora do Núcleo Psicossocial da DPE/MA, a assistente social Andreia Lauande, a presença da instituição no município reforça a necessidade de medidas efetivas, parcerias institucionais e atendimento para a construção de uma sociedade mais igualitária. “É interessante pensar que espaços ricos como estes — de formulação, fiscalização e execução de políticas públicas — são propícios para garantir direitos às mulheres de Santa Inês. Trouxemos a discussão para os Poderes Executivo e Legislativo e, por fim, chegamos à comunidade para levar dignidade e autonomia a quem mais precisa”, afirmou.

No Vale do Pindaré, as ações tiveram início na quarta-feira (16), com reunião da 1ª subdefensora-geral do Estado com representantes da rede de proteção à mulher, realizada na sede da Prefeitura Municipal. No mesmo dia, no bairro Sabbak, moradoras da comunidade participaram de um diálogo sobre autonomia, empoderamento e canais de denúncia. Elas também puderam iniciar um curso gratuito de limpeza de pele, desenvolvido pelo Instituto Embelleze, que representou um incentivo à autoestima e ao empreendedorismo feminino.

“Essas ações fazem muita diferença para a gente. Às vezes, nem sabemos por onde começar quando precisamos de ajuda e, aqui, conseguimos orientação, apoio psicológico e até serviços de saúde. Mais ainda, só de termos um espaço onde fomos ouvidas e aprendemos mais sobre nossos direitos, já demos um grande passo. Que venham mais momentos como esse aqui em Santa Inês”, elogiou uma estudante participante da ação.

 

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON