DEFENSORAS PÚBLICAS MARANHENSES PARTICIPAM DE FEIRA LITERÁRIA DA DIVERSIDADE EM TERESINA-PI

29/05/2025 #Administração
img

Foto:

As defensoras públicas e escritoras Lindevania Martins, lotada no Núcleo de Segunda Instância em São Luís-MA,  e Jeanete Fortes, titular no Núcleo Regional de Timon-MA, foram recebidas como convidadas da "III  Feira Literária da Diversidade (FLID) - Raça, Etnia e Gênero", que ocorreu de 21 a 23 de maio em Teresina, Piauí, para dar visibilidade a vozes historicamente silenciadas, como as da população afro-brasileira e indígena, mulheres e pessoas LGBTQIAPN+, contemplando tanto a literatura ficcional quanto a acadêmica. 

A defensora  Lindevania Martins participou como debatedora da mesa "Corpo, Palavra e Pertencimento - literatura contemporânea e ativismo negro no Maranhão", defendendo a importância de que corpos diversos – em especial negros e afrodescendentes, mas também  indígenas, mulheres, lgbts e outros grupos subalternizados, sejam representados na literatura e na sociedade não como estereótipos, mas como seres humanos em sua totalidade. A defensora também integrou o grupo de poetas afrodescendentes cujos poemas foram lançados na antologia bilíngue Letras da Resistência Brasil-Cuba e que será adotada pelo governo cubano nos programas de educação antirracista e a favor da igualdade de gênero. 

Já a defensora Jeanete Fortes  recebeu o "Selo da Diversidade", importante homenagem conferida pela FLID às personalidades que se destacaram para o enfrentamento ao preconceito, luta e contribuição para uma sociedade mais justa e igualitária. A defensora Jeanete Fortes também esteve na mesa de lançamento do livro “Letras da Diversidade”, atuando como mediadora. 

Organizada pela curadora Marleide Lins e com a presença dos poetas cubanos Nelson Simón, presidente da União dos Escritores e Artistas de Cuba, e Bárbara Hernández, da Universidad Pinar del Río, a Feira Literária da Diversidade pautou questões urgentes para a contemporaneidade, abordando questões relativas à raça, etnia, gênero e população LGBTQIAPN+, inclusive no que se refere a uma integração com a América Latina.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON