Foto:
A Defensoria Pública está de luto. Morreu, na noite desta sexta-feira (14), em São Luís, aos 58 anos, a servidora pública Iara de Jesus Sousa dos Santos Furtado, que integrava o quadro administrativo da instituição defensorial desde sua criação, em 2001. Asmática, foi internada há oito dias, no Hospital Genésio Rêgo, com quadro de insuficiência respiratória. Iara era casada e deixa duas filhas e três netos.
A notícia do falecimento da colega de trabalho surpreendeu servidores e membros da Defensoria. Isto porque o quadro de Iara era estável e já apresentava melhoras, com a possibilidade de receber alta ainda na sexta-feira (14). Segundo Aparecida Veiga, supervisora administrativa da DPE, que acompanhava o caso de perto, Iara demonstrava grande entusiasmo para voltar ao convívio dos parentes e amigos. “Conversávamos pelo aplicativo de mensagens, ela contava que já estava se sentindo melhor e até mandava fotos, evidenciando a evolução do seu quadro”, contou.
Emocionada, a gestora da Unidade de Atividade Meio (Ugam), Hevanilde Ferro, lembrou com carinho de Iara Santos, de quem esteve muito próxima durante toda a sua trajetória profissional na DPE/MA. “A simplicidade e humildade eram marcantes na personalidade de Iara. Foi com muita tristeza que recebemos a notícia dessa perda”, frisou.
Atualmente Iara Santos estava lotada na Divisão de Material e Patrimônio, onde já desempenhou a função de diretora. Ela integrava o grupo dos servidores públicos mais antigos da instituição. Além da sede, também trabalhou no Núcleo Regional de Paço do Lumiar.
Companheira de trabalho há 38 anos, Lizete Gama disse que Iara era uma guerreira e que fará muita falta na Defensoria. “Compartilhamos muitas histórias de nossas vidas. O céu está em festa para receber minha grande amiga”, assinalou, ainda muito abalada, lembrando que elas começaram a trabalhar juntas, na sede da antiga PGE, na Rua do Sol, no Centro.
Todos os servidores e membros da Defensoria maranhense fizeram questão de ressaltar as características altruístas da servidora, que por ser asmática e fazer parte do grupo de risco para a Covid-19, permanecia afastada de suas atividades laborais, desde que a doença foi declarada como pandemia pela Organização de Mundial da Saúde (OMS).
“Iara era praticamente uma das fundadoras da Defensoria, onde sempre prestou seu serviço com alegria, atendendo bem a todos. Procurava resolver as demandas com decência e respeito à hierarquia. A Defensoria perderá muito com a partida da nossa amiga Iara”, afirmou a supervisora de Recursos Humanos da DPE/MA, Lucy Garcês.
Para a também servidora Lucivânia Lima, que há anos compartilhava com ela o convívio e os desafios da Divisão de Material e Patrimônio, Iara era um ser iluminado, “de um coração enorme”. “Dona Iara não era só uma colega de serviço, mas uma amiga para todos do setor de Material e da Defensoria como um todo. Sempre alegre e divertida, era muito carinhosa e prestativa”.
Ao serem informados sobre o falecimento, o defensor-geral, Alberto Bastos e o subdefensor-geral, Gabriel Furtado, lamentaram a perda da estimada colega de trabalho e prestaram condolências à família da servidora em nome de todos os defensores públicos, coordenadores e demais colaboradores da instituição. “Estamos muito entristecidos com a perda, tão inesperada da servidora Iara, que sempre foi muito dedicada e querida por todos. Estamos em oração pelo seu descanso eterno e pelo consolo de sua família, lamentou Alberto Bastos.
“Esta e é uma perda imensurável para todos nós da DPE/MA que pudemos conviver diariamente com a Dona Iara e criamos laços em todos esses anos trabalhando juntos. Neste momento tão difícil, oramos pelo seu descanso eterno ao lado do Pai e pela consolação da sua família”, disse Gabriel Furtado, acrescentando que Iara Santos era muito querida e dedicada.
Familiares e amigos estão recebendo as últimas homenagens prestadas à Iara Furtado, na unidade da Pax União, na Rua Oswaldo Cruz (Canto da Fabril), no Centro, de onde partirão em cortejo para o seu sepultamento, às 16 horas, no Memorial da Paz, próximo ao parque aquático Val Paraíso, na estrada da Maioba.
Há 73 dias
Há 73 dias
Há 73 dias
Há 73 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?