Foto:
O defensor-geral do Estado, Alberto Bastos, baixou Resolução, nesta sexta-feira (13), que estabelece medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus (Covid19) no âmbito da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA). Uma das motivações para a elaboração do documento se deve ao fato de a Organização Mundial de Saúde (OMS) ter declarado, no dia 11 de março último, que o mundo vive uma pandemia, com casos confirmados em mais de 114 países.
Conforme a Resolução, membros, servidores e colaboradores da instituição que retornaram, desde o dia 26 de fevereiro último, de algum dos países afetados pela Covid-19, e estejam apresentando sintomas compatíveis com a doença, deverão informar à Supervisão de Recursos Humanos, via e-mail ou telefone.
O documento recomenda, ainda, que se alguém apresentar febre ou sintomas respiratórios (tosse seca, dor de garganta, mialgia, cefaleia e prostração, dificuldade para respirar e batimento das asas nasais), deve se submeter a uma avaliação no serviço médico disponível, na localidade onde estiver no Estado, para possibilitar a detecção, notificação e monitoramento, passando a ser considerado um caso suspeito.
A Resolução também determina que todos os membros e servidores atualizem seus esquemas de vacina na carteira de saúde e adotem as medidas de prevenção e etiqueta respiratória aconselhadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Portanto, ao tossir ou espirrar, cubra o nariz e a boca com o cotovelo flexionado ou lenço de papel; utilize lenço descartável para higiene nasal e descarte imediatamente após o uso, realizando a higiene das mãos várias vezes ao dia; evite também tocar mucosas de olhos, nariz e boca.
Hoje
Há 73 dias
Há 73 dias
Há 73 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?