Foto:
A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), por meio do Núcleo de Defesa da Mulher e da População LGBT, em parceria com a Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal, com apoio de dezenas de entidades da Rede de Defesa da Mulher, realizou uma série de atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher, que este ano trouxe o tema “Sou Mulher, Eu Posso!”.
A abertura do evento foi conduzida pelo subdefensor-geral da Defensoria, Gabriel Furtado, e pela procuradora da mulher da Câmara Municipal, a vereadora Bárbara Soeiro, além de autoridades de instituições compromissadas na garantia de direitos e de defesa da mulher.
“A Defensoria tem abraçado e fortalecido essa luta pela garantia de direitos da mulher, na valorização e no protagonismo do segmento, tanto que além do trabalho regular de defesa delas, internamente, reforçamos junto aos nossos servidores preceitos de respeito mútuo e harmonia entre gêneros, por meio de rodas de diálogos e sensibilização dos homens para que estejam aptos a cumprir seu papel de cidadão e profissional”, destacou Furtado.
“A ação tem o objetivo de lembrar uma data tão importante de luta e deveres sociais, por isso, queremos conscientizar as mulheres quanto aos seus direitos e da importância de seu papel na sociedade, na busca de um mundo melhor para nossos filhos e filhas, netos e netas”, afirmou a vereadora Barbara Soeiro.
Durante todo o dia, na Praça Nauro Machado, ao lado da sede da Defensoria Pública, foram realizadas rodas de conversa, debates e discussões sobre temas ligados ao universo feminino na atualidade, como a conquista, garantia e efetivação de direitos constitucionais das mulheres.
"O ‘Sou Mulher, Eu Posso!’ faz parte de uma ação contínua de educação em direitos da Defensoria, pensada para suscitar momentos de reflexão social, visando chamar atenção para problemas graves da sociedade, como a violência e o preconceito de gênero. Além disso, pretendemos valorizar e articular mecanismos de empoderamento feminino”, disse Lindevania Martins, titular do Núcleo de Defesa da Mulher da DPE, e uma das idealizadoras do evento.
Também houve uma extensa programação cultural, com a Banda Afro, performance de artistas Micaela Tavares e Lúcia Gato, do grupo Mulheres de Axé e da Batucada Feminista – Marcha Mundial das Mulheres, além de oficinas de tranças e de turbante e clube de leitura, comercialização de artesanato, panfletagem de instituições ligadas ao segmento, dentre outras atrações.
Ainda participaram do evento representantes do Estado, do Município, do Poder Judiciário, do Ministério Público, entidades de Redes de Defesa da Mulher, dos Idosos, das Pessoas com Deficiência, representantes de movimentos sociais e da sociedade civil organizada, além da comunidade e moradores da região do Centro, dentre outros.
Há 73 dias
Há 73 dias
Há 73 dias
Há 73 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?