Foto:
Com atuação no Núcleo Auxiliar do Tribunal do Juri, o defensor público Pablo Camarço de Oliveira também se dedica à literatura. Em seu quarto livro, intitulado “Liberalismo Político de John Rawls:
Religião, Secularismo e Pluralismo”, o autor faz um passeio sobre a obra do importante filósofo político norte-americano do século 20, autor do clássico tratado Uma Teoria da Justiça, de 1971.
Lançada este ano, a publicação já pode ser adquirida na página da Editora CRV, podendo ser escolhida a versão impressa ou digital. O livro apresenta e examina os principais escritos de Rawls, desde seus primeiros artigos, passando por Uma teoria da justiça, os artigos da década de 80, as mudanças de O liberalismo político (1993), e as reformulações posteriores. O prefácio é assinado pelo professor titular da Graduação e Pós-Graduação em Filosofia da UFSC Delamar José Volpato Dutra, doutor em Filosofia pela UFRGS, com pós-doutorado pela Columbia University (Estados Unidos) e pela Aberystwyth University (País de Gales).
Segundo ele, o livro tem origem na tese de doutoramento em Filosofia defendida por Pablo Camarço em 2019, no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFSC, resultado de mais de cinco anos de pesquisa. “Rawls é o grande autor do final do século XX, que trouxe uma marca própria para os debates em torno da justiça”. E acrescenta: “O trabalho é bastante completo e consegue tratar dos vários autores a partir de uma perspectiva própria, coerente, criativa e consistente”.
Nos quadros da Defensoria maranhense desde 2014, o defensor público, que já atuou em núcleos como o de Coelho Neto, Humberto de Campos, Barra do Corda e Pedreiras, disse que há uma relação entre o trabalho desenvolvido na instituição e o seu mais recente livro.
“O livro examina uma teoria de justiça (de Rawls) que promete ser inclusiva e tolerante a modos de vida diversos, especialmente os mais desfavorecidos, prometendo neutralidade e respeito à pluralidade social. Porém um exame mais crítico pode apontar modos de vidas ou comunidades peculiares que, em suas vulnerabilidades e necessidades, não são devidamente acolhidas pelo modelo do autor. De modo análogo, a DPE atua buscando inclusão social e jurídica das comunidades recorrentemente excluídas das benesses do sistema social prevalecente no Brasil, que é historicamente excludente dos mais necessitados”, destacou Camarço.
Na bibliografia do autor consta, ainda, a publicação dos livros “Concepções de justiça em Chaim Perelman e John Rawls” e “Teoria da Justiça de John Rawls”, ambos lançados em 2015, e “O Profeta Peregrino – Uma história dos tempos bíblicos”, de 2018.
Há 73 dias
Há 73 dias
Há 73 dias
Há 73 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?