Defensoria apoiará cooperativa de incentivo ao trabalho para detentas no Maranhão

28/01/2020 #Administração
img

Foto:

A Defensoria Pública estadual (DPE/MA) integrará rol de instituições, dentre elas o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração Penitenciária, o Conselho Nacional de Justiça, o Poder Judiciário, o Ministério Público e o Conselho Penitenciário para implementar cooperativa de estímulo ao trabalho para detentas no Maranhão.

O objetivo é que mulheres em situação de prisão cooperadas sejam donas do negócio e dividam entre si a renda gerada pelo trabalho. A iniciativa é do Instituto Humanitas360 (H360), organização sem fins lucrativos que trabalha pela diminuição da violência, pela promoção da cidadania ativa.

O projeto foi apresentado ao defensor-geral Alberto Pessoa Bastos e à defensora pública titular do Núcleo de Execução Penal (NEP), Maelle Karen Veras, pelo gestor jurídico do Humanitas360, Higor Cauê Oliveira, em companhia do promotor de Justiça e presidente do Conselho Penitenciário do Estado, Pedro Lino Silva Curvelo.

Higor Cauê explicou que a cooperativa deverá funcionar na Unidade Prisional Feminina de São Luís e terá lançamento oficial da linha de produtos no site da marca “Tereza Vale a Pena”, que é criação do Instituto Humanitas360. O projeto surgiu a partir de uma cooperativa para mulheres presas no Pará e foi levado pelo H360 à Penitenciária de Tremembé, em São Paulo.

O Instituto Humanitas360 atua como um capacitador e facilitador, treinando-os com designers e artesãos e proporcionando uma estrutura de vendas dos produtos, além de promover um empreendimento cívico-social, garantindo a ressocialização com responsabilidade social.

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON