Assistidos da Defensoria acompanham palestra sobre Novembro Roxo, ministrada por pediatras da SPPMA com apoio de equipe multiprofissional do HU-UFMA

21/11/2019 #Administração
img

Foto:

Cerca de 340 mil bebês nascem de maneira prematura anualmente no Brasil, o que equivale a 931 por dia ou a seis prematuros a cada 10 minutos. E no mundo, são cerca de 15 milhões de bebês nessa situação. Estas estatísticas foram apresentadas, na manhã desta quarta-feira (20), por pediatras da Sociedade de Puericultura e Pediatria do Maranhão (SPPMA) e servidores do Hospital Universitário (HU-UFMA), na sede da Defensoria Pública (DPE/MA), onde dezenas de assistidos tiveram a oportunidade de conhecer a Campanha Novembro Roxo.

Novembro é considerado o Mês Internacional de Sensibilização para a Prematuridade, que tem como objetivo alertar sobre o crescente número de partos prematuros e como preveni-lo e informar sobre as consequências do nascimento antecipado para o bebê, para sua família e para a sociedade.

O titular do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente (NDCA), da DPE, Davi Rafael Veras, recebeu a equipe responsável por ministrar as palestras e realizar as atividades lúdicas em vários ambientes da sede. “Importante a visita do grupo para a sensibilização da sociedade, neste caso específico de nossos assistidos, que é um público muito carente de informações deste tipo”, destacou Davi Veras.

De acordo com a chefe da Unidade de Cuidados Pré-natais do HU-UFMA e presidente da Sociedade de Puericultura e Pediatria maranhense, a pediatra Marynéa Vale, a unidade neonatal do hospital recebe em média cerca de 400 bebês prematuros por ano e destacou que a informação é uma grande ferramenta de combate a este problema. Dos assuntos abordados nas palestras estiveram as causas de mortes prematuras, a prevenção, possíveis causas, dentre outros aspectos inerentes ao tema.

Estamos intensificando nossas atividades de sensibilização da sociedade quanto ao tema mortalidade infantil e estivemos na Defensoria para mostrar um pouco dessa problemática, suas causas e ações de combate deste mal que causa tanta dor para milhares de famílias diariamente”, concluiu a pediatra.



 

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON