Foto:
A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) realizou uma reunião entre moradores de áreas de risco no Sacavém, localizado em São Luís, e o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos de São Luís, Antônio Araújo Costa. O encontro teve como objetivo o esclarecimento das ações que estão sendo realizadas no bairro e a definição de outros serviços no local.
A reunião foi conduzida pela defensora pública Cristiane Silva Marques da Fonseca e o defensor público Marcus Patrício Soares Monteiro, do Núcleo de Moradia e Defesa Fundiária, e foi realizada no auditório da sede da DPE/MA.
Durante o encontro, os moradores do bairro questionaram o gestor sobre a retirada das famílias do local e a possibilidade de permanência das mesmas mediante a realização de obras para eliminar o risco de deslizamento de encostas.
O secretário informou aos moradores sobre a possibilidade de proteção das encostas da área do Sacavém, por meio da colocação de parede de proteção com trilhos, construção de muro de contenção e assumiu os compromissos de realizar a limpeza de córregos da região e de enviar equipes técnicas para analisar a situação de algumas ruas e realizar trabalho preventivo com o objetivo de evitar deslizamentos.
Além disso, o gestor da Semosp falou ainda sobre a necessidade de demolição de um imóvel e explicou que poderá ser feita a entrega do terreno para a família para que a mesma possa reconstruir sua casa, desde que seja uma edificação menor e de apenas um pavimento.
Assistência - O Sacavém é uma das diversas comunidades localizadas em áreas de risco da capital maranhense que estão sendo assistidas pela Defensoria Pública do Estado.
Neste ano, já foram realizadas duas audiências para tratar da situação das famílias das áreas de risco. A primeira audiência foi promovida, em junho, pela Vara de Interesses Difusos e Coletivos da Comarca de São Luís. A segunda foi realizada em julho pelo Núcleo de Moradia da DPE. Na ocasião, os moradores de diversos bairros expuseram a necessidade de serviços como obras de contenção, limpezas de galerias, visitas para avaliação e estudo de solo nos locais onde eles moram.
De acordo com a defensora Cristiane Marques, a Defensoria irá acompanhar todos os serviços definidos nesta última reunião para garantir assistência às famílias durante todo o processo.
Há 73 dias
Há 73 dias
Há 73 dias
Há 73 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?