Defensoria reforça ideais de humanização e respeito aos direitos humanos durante semana do encarcerado no interior

03/09/2019 #Administração
img

Foto:

Além de diversas atividades realizadas em unidades prisionais na capital maranhense, a Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) também teve participação destacada no interior do estado, dentro da programação da XX Semana do Encarcerado, realizada pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).

Defensores públicos de Açailândia, Balsas, Caxias, Imperatriz, Pinheiro, Presidente Dutra e Zé Doca integraram atividades focadas na ressocialização, por meio do diálogo, palestras, sensibilização e desenvolvendo projetos especiais que fomentam a humanização na relação entre o Sistema Carcerário e a pessoa privada de liberdade, além da análise de processos e atendimento judicial nas unidades.

Em Açailândia, as atividades foram conduzidas pelos defensores públicos Adriana Esteves, Amanda Costa, Lívia Lessa Bessa e Marcelo Taglialegna, que durante incursões à Unidade Prisional de Ressocialização local ministraram palestras sobre o papel da instituição na execução penal e sobre o trabalho externo em favor dos detentos.

Também presente em Caxias, a Defensoria foi representada pelos defensores públicos Gabriel Eduardo Porfírio da Silva e Wilson Braga da Costa Júnior, que realizaram cerca de 40 atendimentos na UPR da região, para análise processual dos internos e adoção de medidas em favor dos internos.

Em Imperatriz, e no termo judiciário Davinópolis, a Defensoria contribuiu para a execução do evento reforçando seu compromisso com o indivíduo que perdeu a liberdade. Os defensores públicos Moema Zocrato e Adriano da Silva Junior destacaram em suas palestras a necessidade da criação de estratégias que possibilitem ao encarcerado voltar ressocializado ao seio da família e da sociedade.

Além disso, a DPE tocantina reforçou as ações da campanha “Leitura que liberta”, que recolhe livros e doa para as unidades da Seap, pelo projeto “Remição pela Leitura”. A “Leitura que liberta” também foi executada em Santa Inês, onde o defensor público Uallace Rocha representou a instituição na doação de 30 exemplares literários à UPR daquela comarca.

No município de Pinheiro, as atividades foram comandadas pelos defensores públicos Suzanne Lobo e Gil Henrique Faria. Na ocasião, os dois ministraram palestra sobre direitos da execução penal na Penitenciária Regional e na Unidade Prisional de Ressocialização.

A DPE de Presidente Dutra também participou da programação da Semana, onde o defensor Ian Barbosa Nascimento ministrou palestra sobre os direitos e deveres dos internos durante a execução da pena, tirando dúvidas a respeito de benefícios como a progressão de regime, livramento condicional, saída temporária e outros.

Já em Zé Doca, a defensora púbica Lisly Borges ministrou palestras sobre Procedimentos Disciplinares Internos, abordando a importância do trabalho e do estudo para a remição de pena e reinserção social. Na oportunidade, foi apresentado ainda o documentário “As rosas que não se calam - violência doméstica”, seguido de um breve debate sobre o assunto com testemunhos.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON