DPE e UemaNet intensificam preparativos para curso aberto sobre violência sexual contra crianças e adolescentes com a realização de oficina

28/06/2019 #Administração
img

Foto:

Em execução desde o início deste ano, a Campanha de Enfrentamento à Violência Sexual contra Criança e Adolescente, da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), já está atuando em uma nova frente. Paralelo à mobilização dos trabalhadores da educação da rede pública de ensino, foi realizada essa semana oficina de capacitação voltada aos profissionais que ministrarão o curso aberto “Violência contra Crianças e Adolescentes: Enfrentamento em Rede”. A iniciativa é fruto de parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

Online e gratuitos, os cursos abertos ou livres, também conhecidos como MOOCS (Massive Open Online Courses) são gerenciados pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (UemaNet), com material disponibilizado no ambiente virtual da Universidade. Os cursos ficam abertos permanentemente na plataforma e os estudantes podem conduzir seus estudos dentro do seu ritmo a qualquer momento.

Segundo a designer pedagógica Lidiane Lima, que coordenou os trabalhos na sede da DPE/MA, em São Luís, como parte do planejamento dos cursos livres, a UemaNet oferece oficina para a composição do e-book (livro digital), que norteará as vídeo-aulas abertas à comunidade. Além dos defensores públicos titulares do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente (NDCA), Davi Rafael Veras, Joaquim Gonzaga Neto e Ana Lourena Moniz Costa, participaram da atividade a titular da Delegacia de Proteção da Criança e do Adolescente, Ana Zélia Gomes, a psicóloga do Centro de Perícias Técnicas, Simone Rodrigues, e o conselheiro tutelar Jefferson Silva.

Dividida em quatro momentos, a oficina ministrada por equipe qualificada orientou os futuros professores sobre a preparação do material, além da parte técnica, ligada à linguagem, gestual e postura que todos deverão assumir para garantir o sucesso na aplicação da plataforma do ensino à distância.

“O curso aberto é um desdobramento da campanha de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, com a perspectiva de disseminarmos para um número ainda maior de pessoas informações valiosas na prevenção e combate a essa problemática, que precisa envolver toda a sociedade para então alcançarmos resultados expressivos”, destacou o defensor público Davi Veras, que é um dos idealizadores da campanha.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON