DPE/MA otimiza relacionamento interinstitucional com Centro de Reabilitação estadual

25/06/2019 #Administração
img

Foto:

Representantes da Defensoria Pública do Estado e do Centro Especializado em Reabilitação (CER), do Olho D’água, reuniram-se, recentemente, para estabelecer fluxo de atendimento e de direcionamento de assistidos dos núcleos de Defesa da Saúde, do Idoso e da Pessoa com Deficiência e o de Defesa da Criança e do Adolescente. Os defensores públicos Benito Pereira Filho, Cosmo Sobral e Joaquim Gonzaga Neto estiveram na unidade, onde conversaram com a diretora Renata Trajano e a coordenadora multidisciplinar Janice Bastos.

A unidade especializada, gerida pela Secretaria Estadual de Saúde, possui um amplo e moderno espaço e com uma equipe multidisciplinar, diferentes tratamentos para pacientes que precisam de reabilitação física, intelectual e auditiva, o que segundo o defensor titular do Núcleo da Saúde, Cosmo Sobral, contribuirá para a absorção de assistidos que chegam à Defensoria solicitando tais serviços.

“É uma parceria importante para ampliar nossa atuação, para além da orientação e judicialização de demandas. A intenção é aperfeiçoar o sistema de encaminhamento de nossos assistidos que necessitam de acompanhamento nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, psicopedagogia, assistência social, nutrição, dentre outras”, disse Sobral.

Dentre as principais demandas que chegam à DPE estão as de crianças com Transtorno Espectro Autista (TEA). Segundo Joaquim Neto, o diálogo tende a dar celeridade ao acolhimento qualificado e humanizado. “Chegam muitas crianças ao nosso Núcleo, às vezes sem nenhum tipo de tratamento que minimize o Transtorno do Espectro do Autista, portanto é fundamental que tenhamos um ‘plus’ em nossa atuação, podendo encaminhá-los para profissionais que possam recebê-los com estrutura, competência e eficiência”, destacou.

De acordo com Janice Bastos, são pequenos ajustes na relação entre Defensoria e Centro que poderão melhorar os encaminhamentos de pessoas que necessitem dos serviços de reabilitação. “Existem casos que os responsáveis poderiam vir diretamente ao Centro, com o cartão do SUS, que seriam encaminhados para os agendamentos. Além disso, disponibilizamos à comunidade a solicitação do atendimento multidisciplinar via e-mail, que é mais uma ferramenta de aproximação e comodidade”, destacou.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON