Foto:
Visando minimizar a tensão da rotina administrativa e prevenir problemas orgânicos e físicos causados por postura incorreta e a preocupação excessiva no ambiente de trabalho, a Defensoria Pública (DPE/MA) promoveu, recentemente, a palestra ‘Maneiras de prevenção às doenças ocupacionais de trabalho’, ministrada pela enfermeira Marina Muniz, do Instituto Florence.
A atividade faz parte da programação do projeto “Qualidade de Vida na Defensoria - Ambiente de trabalho saudável”. De acordo com o Comitê de melhoria contínua da Gestão, o projeto, iniciado recentemente com atividades no Núcleo de Execução Penal (NEP) e nos ambientes da Defensoria no Fórum Sarney Costa, pretende sensibilizar servidores na busca de nova cultura quanto a importância da qualidade de vida.
“É muito importante criarmos uma rotina de atividades fora de nossas salas, onde podemos de forma eficaz cuidar da saúde, o que é bom para a instituição e para nossa família, além de fortalecermos laços com os colegas. Para isso, precisamos levar a sério, separando um tempo por semana para estes momentos”, destacou o subdefensor Gabriel Furtado, que esteve no local ao lado da servidora Mirtes Figueiredo, organizadora da palestra.
Ainda dentro dos objetivos do projeto, a Defensoria promoverá eventos de lazer internos e externos buscando a interação entre servidores; proporcionará momentos que reduzam impactos negativos pela falta de atividade física e doenças provenientes do trabalho; além disso, reforçará a importância de estreitar laços interpessoais entre os profissionais da instituição.
Durante a palestra, Marina Muniz expôs diversas situações rotineiras de grandes empresas, relatando o problema, as causas e possíveis soluções que sejam benéficas para a instituição e para o profissional. “Afinal, quando o colaborador está confortável e bem-disposto, ele produz mais e alcança resultados positivos. Por isso, toda organização deve conhecer o que é e quais as vantagens da ergonomia e do bem-estar físico e mental de seu colaborador”, disse.
NEP – conforme previsto pelo projeto, nesta segunda-feira, no Núcleo de Execução Penal, já foi realizada atividade com orientações ergonômicas, dicas de exercícios físicos simples e de educação alimentar, dentre outros assuntos pertinentes ao bem-estar do servidor. Na ocasião, Mirtes Figueiredo comandou várias dinâmicas de grupo, com a participação da defensora pública Maiele Karen Veras e demais colaboradores da unidade.
“A intenção é contribuir para a prevenção de doenças ocupacionais relacionadas ao ambiente de trabalho, melhorando alguns aspectos ergonômicos como a questão postural e conscientizar os servidores quanto a importância da prática regular de atividade física. A prática da ginástica laboral no trabalho traz benefícios e ganhos a saúde, proporcionando qualidade de vida aos colaboradores no desempenho de suas rotinas na Instituição”, concluiu Mirtes.
Há 73 dias
Há 73 dias
Há 73 dias
Há 73 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?