Defensoria e parceiros lançam campanha de conscientização da violência contra o idoso com festa na Praia Grande

07/06/2019 #Administração
img

Foto:

Com um encontro de grupos de canto coral composto por integrantes da terceira idade, foi lançada nesta quinta-feira (6), a Campanha de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, cuja programação se estenderá até o próximo dia 14 com palestras, capacitações, visitas, audiência pública, panfletagem e atrações culturais. O evento, realizado em frente à sede da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), na Praia Grande, reuniu dezenas de autoridades e atraiu moradores e turistas que cantaram e dançaram ao som de um repertório formado especialmente por músicas dos festejos juninos.

De iniciativa do Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciapvi), da DPE/MA, em parceria com instituições que integram à Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Renadi), a campanha deste ano tem como tema “Pessoa Idosa: Eu Respeito!”. Segundo a assistente social Isabel Lopizic, coordenadora do Ciapvi, o objetivo da ação, que já faz parte do calendário anual de eventos da Defensoria, é chamar atenção da sociedade para a necessidade de uma convivência digna e harmoniosa com a geração que passou da faixa etária dos 60 anos.

“É muito difícil envelhecer em um estado, em um pais que não vê o idoso como um sujeito de direitos. Por isso, é importante fazermos o alerta, para que possamos refletir e rever os nossos conceitos, uma vez que a expectativa é que todos envelheçam”, destacou Lopizic.

A campanha de conscientização é alusiva ao dia 15 de junho – Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, data instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.

Em sua fala, o subdefensor-geral do Estado, Gabriel Furtado, agradeceu o trabalho articulado e aguerrido realizado pelas instituições governamentais e sociedade civil na luta pelo fortalecimento das políticas públicas que privilegiam ações voltadas para o envelhecimento saudável.    

“Costumo dizer que nada que vale a pena é feito sozinho. E é assim a Defensoria Pública, construída por uma coletividade. Não existimos sem a comunidade”, frisou o subdefensor, ao elogiar o trabalho feito, com dedicação e amor, pela coordenadora do Ciapvi.

Estatística triste - Em contraponto ao cenário de festa observado no lançamento da campanha, focado na valorização do idoso como protagonista, os números mostram que a violência sofrida pelo segmento continua assustadora. Segundo dados divulgados pelo Ciapvi, dos 1.968 atendimentos realizados entre janeiro e maio deste ano pela instituição, 659 dizem respeito a casos de violência. Entre os tipos de maior ocorrência, figuram negligência, violência psicológica e abuso financeiro, enquanto que os bairros Centro, Vila Palmeira, Anjo da Guarda, Cidade Operária e Liberdade continuam reunindo o maior número de registro relacionados a abusos praticados contra os maiores de 60 anos.

Programação da abertura – Sob as bandeirolas que enfeitam o Centro Histórico, e para uma plateia numerosa, apresentaram-se os corais da Unit, Unab e do Sesc, sob a regência de Francisco Newman. Também fizeram parte das atrações a performance “Faixa de Sucesso”, do Núcleo de Teatro Transitarte, do Detran-MA.

Prestigiaram o lançamento, os defensores públicos Cosmo Sobral e Cristiano Matos, a ouvidora externa da DPE/MA, Márcia Maia, os promotores de Justiça Augusto Cutrim, Esdras Liberalino e Gabriele Gadelha, o deputado Neto Evangelista, a coordenadora do Fórum das Entidades Maranhenses de Defesa e Direito do Idoso, Socorro Ramos, a delegada do Idoso, Igliana Azulay, a coordenadora estadual da Política do Idoso, Deborah Jatahy, a coordenadora da UNITI, Hortência Araújo Gago, a coordenadora da UNABI-UEMA, Efigênia Magda, a presidente da Abraz Regional do Maranhão, Ana Lúcia Azoubel Helal, dentre outras autoridades.  

Na quinta-feira (6), houve anda a realização da palestra “Violência e Garantia de Direitos no Envelhecimento”, ministrada pela assistente social Katiana Souza, na Faculdade IESF. Com o mesmo tema, a coordenadora administrativa do Centro Educacional e Social São José Operário (CESJO), Sofia Lisboa, falou aos alunos na unidade de ensino.                               

Além da capital, estão previstas atividades em cidades do interior, a exemplo de Paço do Lumiar, Imperatriz, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Codó, Coelho Neto, Itapecuru, Grajaú, Lago da Pedra, Pedreiras, Presidente Dutra, Santa Inês e Timon.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON