Foto:
Entre fevereiro e dezembro do ano passado, mais de 100 pedidos de medicamentos foram solucionados administrativamente pela Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), graças à parceria que a instituição firmou com o Município de São Luís, para a disponibilização de um profissional farmacêutico. A informação foi divulgada durante a palestra sobre estratégias de acesso a medicamentos, que reuniu, nesta segunda-feira (15), defensores públicos, servidores e estagiários da DPE/MA, da capital e do interior, no auditório da instituição.
“Com essa parceria, evitamos a judicialização de pequenas causas e nossos números exemplificam bem isso. Registramos um aumento no número de pedidos resolvidos administrativamente em relação à referência anterior, passando de 20 para 27%”, destacou o defensor titular do Núcleo de Defesa do Idoso, Pessoa com Deficiência e da Saúde Benito Pereira Filho, que foi um dos palestrantes do evento, cujo objetivo foi atualizar os quadros da Defensoria sobre as alternativas que vem sendo utilizadas para garantir o acesso da população a medicamentos distribuídos pelo estado e pelos municípios.
Ainda de acordo com Benito Pereira Filho, o apoio da profissional trouxe mais celeridade ao processo. “O primeiro atendimento da área de medicamentos é feito pela farmacêutica, que verifica o laudo médico e a documentação do assistido. Uma vez que tudo esteja em conformidade com a norma legal, ela aciona as unidades do Município ou do Estado, a depender da competência para dispensação daquele medicamento, e busca resolver a demanda administrativamente”, explicou.
Também palestrou a farmacêutica e bioquímica Raquel da Silva Gomes, responsável pelo encaminhamento das demandas apresentadas pela DPE/MA, conforme o Acordo de Cooperação Técnica. Outro ponto alto do evento foi a fala do gestor da Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão, Sandro César Feitosa Monteiro.
Há 73 dias
Há 73 dias
Há 73 dias
Há 73 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?