Foto:
Defensores públicos e coordenadores de setores da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) participaram de um dia de imersão no Casarão Tech Renato Archer, em São Luís, na última semana, para discutir e desenvolver novas ferramentas para otimizar o fluxo de atendimentos à população. A atividade foi a primeira etapa de um workshop que está sendo desenvolvido em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).
A ação da última semana tratou-se de uma oficina ministrada pela equipe do Casarão, para identificar as necessidades da Defensoria Pública quanto ao fluxo de atendimento, desde o recebimento do assistido nas unidades até a interlocução com o defensor público, além de melhorias para construção de um novo sistema para instituição.
Para garantir os melhores resultados, foi proposto o modelo de Design Thinking, que tem revolucionado a maneira de encontrar soluções inovadoras e criativas, focadas nas necessidades reais das empresas e instituições.
Os defensores e servidores foram divididos em equipes para apontar dificuldades enfrentadas no dia a dia, a partir de um ponto de vista do assistido para buscar soluções práticas e econômicas para a os problemas encontrados durante a atividade.
Após conclusão dos relatórios por parte das equipes, definidas na oficina, será estabelecida uma data para execução do Hackathon, uma maratona com programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software com o objetivo de criar soluções específicas para um ou vários desafios identificados durante a oficina.
O Casarão Tech incubará os bolsistas da equipe vencedora e, ao final do workshop, serão apresentadas as ferramentas desenvolvidas e selecionada a que melhor atender as necessidades da Defensoria Pública.
Parceria - De acordo com Ricardo Corrêa Lemos, supervisor de Informática da DPE/MA, a instituição previu que o atual sistema de atendimento da Defensoria não seria capaz de captar e gerar relatórios de informações e demandas em uma projeção de futuro. Antecipando os problemas que poderiam ser enfrentados, a Administração Superior da Defensoria buscou a parceria com a Secti.
Para o secretário de Ciência e Tecnologia, Davi Telles, é uma satisfação poder colaborar com o aprimoramento de uma instituição tão importante quanto a Defensoria. "Essa parceria com a Defensoria Pública é muito gratificante para nós da Secti. Nossa equipe está disposta e atenta para auxiliar a Defensoria identificando as dores/problemas e ajudando a desenvolver uma solução. Esse é um trabalho que nós já desenvolvemos há cerca de 1 ano no Casarão Tech, com nossas startups de diversas áreas, e o Design Thinking tem se mostrado uma ferramenta valiosa e exitosa em todo esse processo de pré-aceleração e aceleração de startups no nosso hub de inovação", disse.
O Casarão Tech é um espaço de inovação do Governo do Maranhão, destinado a fomentar ações inclusivas de empreendedorismo tecnológico, desenvolvendo startups e oferecendo espaços físicos de conectividade que vão além da definição de um espaço compartilhado de trabalho.
Há 73 dias
Há 73 dias
Há 73 dias
Há 73 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?