Defensoria presta atendimentos e garante direitos a moradores da região do bairro João de Deus

28/02/2019 #Administração
img

Foto:

Maria de Jesus Valentim, de 64 anos, há cerca de três meses demonstrava preocupação com os valores lançados em suas faturas de energia elétrica, todas acima do seu consumo habitual. Como tem mobilidade reduzida por conta de uma doença crônica e sem dinheiro para pagar transporte particular, a senhora não conseguia resolver o problema. Entretanto, no último sábado, Maria de Jesus pôde iniciar uma possível resolução extrajudicial do impasse, durante ação social promovida pela Defensoria Pública (DPE/MA), no bairro João de Deus, a menos de 200 metros de sua residência.

“Infelizmente sofro com artrite e artrose, não consigo nem subir num ônibus, e não tenho dinheiro para pagar um táxi para ir a uma unidade da Cemar verificar o porquê da minha fatura vir tão alta. Por isso, fiquei feliz com o atendimento prestado pela Defensoria nessa ação. Os defensores públicos me atenderam e já encaminharam a  minha situação para a Cemar. Agora espero que o problema seja resolvido”, disse a idosa.

Além de Maria de Jesus, dezenas de outras pessoas receberam atendimento por meio do Projeto Defensoria na Comunidade, desta vez realizada no João de Deus, em parceria com o Movimento Popular de Lutas Urbanas do bairro. “Ficamos muito satisfeitos com essa parceria, onde tivemos muitos moradores que vieram receber atendimento e saíram daqui com vários encaminhamentos”, destacou o presidente do Movimento, Wenderson Vasconcelos.

As atividades foram coordenadas pelos defensores públicos Cristiano Matos de Santana, Davi Rafael Veras e Thales Alessandro Pereira, com o apoio do Núcleo Psicossocial e da Assessoria de Projetos Especiais da DPE. Foram disponibilizados diversos serviços, dentre eles orientações e assistência jurídica nas áreas cível, da criança e adolescente, de defesa do consumidor, repactuacão de dívidas, reconhecimento de paternidade, agendamento de exames de DNA, além de inclusão no programa tarifa social de energia.

Capacitação – A ação social faz parte da campanha de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, lançada recentemente pela Defensoria Pública. A mobilização prevê ainda a realização de capacitações destinadas a profissionais da área da educação, eventos que deverão ocorrer periodicamente em um bairro previamente agendado.

Nesta última edição, no João de Deus, o encontro teve a participação de professores de 15 escolas daquela região. A proposta é capacitar educadores para que eles possam identificar possíveis casos de abuso sexual entre os alunos e notificar às autoridades para que os abusadores sejam punidos. Visa ainda combater o subregistro desses casos no estado.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON